A nova campanha global da Burger King promove a promessa da empresa em eliminar todos os conservantes artificiais de seus produtos.
A campanha Moldy Whopper foi criada por três agências de publicidade: a sueca Ingo (pertencente a uma parceria entre Ogilvy e Grey), David (da Ogilvy) e Publicis.
Tudo Passará
Nas peças, a Burger King mostra um Whopper ao longo de 34 dias, sendo consumido pelo tempo, apodrecendo e mofado, ao som da canção “What a Difference a Day Makes” (em português algo como “que diferença faz um dia”), nas vozes das cantoras Aretha Franklin e Dinah Washington.
A versão brasileira estreiou em 17 de setembro de 2020, com adaptação da David São Paulo e utiliza a trilha recriada do cantor Nelson Ned: “Tudo Passará”.
https://www.youtube.com/watch?v=uVigj5YYnmk&feature=emb_logo
O filme e as peças publicitárias tem o slogan “a beleza de nenhum conservante artificial”.
Rivalidade
Para a diversão do público, a campanha alfineta o McDonald’s – o principal concorrente da marca.
Os mais atentos percebem que o comercial faz referências ao premiado documentário Super Size Me, de 2004. Nele, o diretor Morgan Spurlock faz uma experiência e coloca dois hambúrgueres com fritas lado a lado – um é de uma lanchonete local e outro do McDonald’s, para observar o processo de decomposição de cada um.
Após dez semanas, os produtos do McDonald’s ainda tinham uma aparência normal.
A mesma experiência foi repetida, desta vez com o Mc Lanche Feliz, por uma nutricionista nos Estados Unidos. Avó de oito netos, ela fotografou, com o intervalo de 12 meses, o lanche e praticamente não houve alterações. O experimento de Joann Bruso foi publicado no jornal inglês Maill – veja aqui.
Sem conservantes e só em alguns restaurantes
O processo de adaptação do sanduíche para a forma sem conservantes durou dois anos de pesquisas e adequações até a definição dos fornecedores para pão e para condimentos.
O Whopper sem aditivos já pode ser encontrado em alguns restaurantes de São Paulo, e deve chegar aos outros estados do país em 2021.
O Burger King também afirma que mais de 70% de todos os ingredientes dos alimentos que comercializa são livres de corantes e aromatizantes artificiais e que, além disso, eliminou o xarope de milho de todos os itens do cardápio. A meta é chegar em breve, aos 100%.