- O Carnaval deu um tempo nos desfiles, mas o social continua a todo vapor
- Escola de Samba de Vila Maria foi fundada há 68 anos – em 10/01/1954.
- A agremiação possui também uma escola de samba mirim, a Mulekada da Vila.
Com a chegada do Coronavirus e agora a vez do Ômicron foram dois anos atípicos para o Carnaval e as escolas de samba. Além das restrições e das medidas de segurança, o samba parou no meio da passarela! Neste ano está sendo reprogramado para um mês que nunca se imaginou que teria samba no chão do Sambódromo, em abril.
Tudo isto deve que ser pensado e repensado. Mas a agremiação não tem só samba, não vive só para o Carnaval, tem a comunidade para as ações sociais. E isto o Grêmio Recreativo Cultural Social Unidos de Vila Maria tem de sobra.
A agremiação atende gratuitamente crianças, jovens e adultos entre 3 e 25 anos da comunidade local, regularmente matriculados nas escolas da rede de ensino público, oferecendo atividades culturais e socioeducativas, entre elas, diversos serviços de saúde, cursos profissionalizantes e oficinas de arte e de esportes.
Uma empresa contribuindo no social
Olhando por esse lado social, a empresa Owens Illinois (O-I) anuncia o aporte de R? 645 mil para projetos sociais e culturais da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, entidade sem fins lucrativos sediada no bairro Jardim Japão, no distrito da Vila Maria.
Essa contribuição é realizada por meio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PROMAC, que permite que os contribuintes destinem parte do Imposto sobre Serviços (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Unificado (IPTU) para projetos culturais da cidade.
A ação está alinhada aos pilares de responsabilidade social da empresa O-I e reforça o compromisso de apoiar iniciativas que gerem oportunidades de entretenimento e desenvolvimento profissional a comunidades carentes.

“A Unidos de Vila Maria é uma escola do grupo especial do Carnaval de São Paulo e, assim como outras agremiações, teve muitas dificuldades por causa das restrições impostas pela pandemia. Na O-I, acreditamos no poder de transformar a realidade em que estamos inseridos e entendemos que reverter à comunidade parte dos impostos é uma maneira de contribuir para um futuro melhor para as próximas gerações”, lembrou David Fukumori, líder do Clube Owens e Coordenador de Contabilidade Internacional da O-I.
O que a escola oferece
Entre as atividades previstas nos projetos sociais da Escola de Samba Unidos de Vila Maria estão serviços de odontopediatria, terapia, psicologia, equoterapia e fisioterapia. Estão disponíveis os cursos profissionalizantes de assentador de piso, pedreiro, encanador, padaria artesanal, corte, costura e modelagem, cabeleireiro, decoração e adereços.
Já na área de cultura, a comunidade do Jardim Japão e região pode receber gratuitamente aulas de áudio e som, fotografia e os cursos de incentivo à arte, como teatro, dança (balé, samba, samba-rock e zumba), música (musicalização infantil, canto, violão, cavaquinho). E, por último, não podia deixar de ter os esportes, com aulas de capoeira, caratê e futebol — até com um campo oficial.
Por ano são quase 11 mil pessoas atendidas em sua quadra social. Nos quase 19 anos do projeto, já foram beneficiados mais de 180 mil pessoas, muitas delas de outros bairros e cidades. Por isso é que a escola de samba uso no slogan: Vila Maria, um caso de amor!
Grêmio Recreativo Cultural Social
Escola de Samba Unidos de Vila Maria
- Endereço:R. Cabo João Monteiro da Rocha, 448
- Bairro: Jardim Japão/Vila Maria – Zona Norte – SP
- Telefone: (11) 2981.3154 (Secretaria) e (11) 2939.2067 (Social)
- E-mail: [email protected]
- Site: www.unidosdevilamaria.com.br
Sobre a Owens Illinois, Inc. (O-I) == É a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de alimentos e bebidas. No Brasil, controla a Cisper. A empresa tem sede em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 26.500 colaboradores em 77 fábricas distribuídas por 23 países. A O-I oferece soluções de embalagens de vidro seguras, sustentáveis, puras, icônicas e que constroem marcas para um mercado global crescente. <<Com apoio de informações/fonte: Ketchum Assessoria de Imprensa / Marina Lourenção >>