feira do livro
- Com mais de 45 convidados e 120 editoras, livrarias e bancas
- Evento inédito e gratuito ocorre de 8 a 12 de junho
- Durante o evento, circulará diariamente o Jornal da Feira com dicas e programação
Mais livros, menos carros. Durante cinco dias, uma área normalmente destinada ao estacionamento de automóveis vai dar lugar a um evento raro na cidade de São Paulo: uma feira de livros de rua, totalmente gratuita, com participação de mais de 45 convidados nacionais e internacionais e 120 editoras, livrarias e instituições ligadas ao livro e à leitura.
De 4ª feira (08/06/2022) a domingo (12/06/2022), a Feira do Livro vai receber leitores, escritores, editores e livreiros na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. A iniciativa é da Associação Quatro Cinco Um, instituição sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro no Brasil, e da Maré Produções, empresa responsável pela produção e pela realização de importantes exposições de arte no país. A Associação Quatro Cinco Um publica a revista homônima e é responsável pela Editora Tinta-da-China Brasil, entre outros projetos em torno da cultura do livro.
Segundo os organizadores — o editor Paulo Werneck e o arquiteto Álvaro Razuk— o objetivo é valorizar a produção editorial brasileira e o espaço público, dando novas possibilidades de uso ao patrimônio histórico da cidade.
Abertura em grande estilo
A partir desta 4a.feira (08/06/2022), às 15 horas, o público poderá conhecer as novidades do mercado brasileiro que as editoras e livrarias selecionaram para levar à feira. A abertura oficial será no Palco da Praça com o slam do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, que lança um livro na feira pela Editora Perspectiva sobre sua trajetória. O slam — batalhas de poesia falada — foi inovador em levar a literatura e a poesia para a rua no Brasil. Os integrantes do Núcleo vão assinar livros após a apresentação.
Às 19 horas, Lilia Schwarcz e Mia Couto conversam sobre os livros em praça pública e também autografam seus livros na Tenda Dois Pontos. Na 5ª feira, a programação de debates começa às 10 horas, com Ailton Krenake e Yussef Campos, e vai até o encerramento, às 21 horas — o mesmo horário se repete nos dias seguintes, até domingo.
Mais livros, menos carros
As editoras e livrarias vão expor os seus lançamentos e acervos em tendas espalhadas pela grande rotatória que fica em frente à fachada histórica do Pacaembu, um dos mais importantes edifícios do patrimônio histórico paulistano. Essa área de 15 mil metros quadrados estará fechada para o trânsito e vai reunir também espaços para oficinas sobre a cultura do livro, como contação de histórias, encadernação manual e outras atividades. Na marquise do estádio, 25 expositores vão mostrar sua produção em bancadas.
Parceira da feira, a Associação Vaga-Lume, especializada na formação de mediadores de leitura e na criação de bibliotecas na Amazônia, vai realizar oficinas e mediações de leitura em espaços destinados a esse fim.
As mesas literárias serão realizadas em dois espaços distintos. Na programação foram reunidos autores populares e queridos pelo público, como Djamila Ribeiro, Carla Madeira, Drauzio Varella, Ailton Krenak e Jeferson Tenório. A escritora angolana Yara Nakahanda Monteiro, o francês Bill François, a espanhola María Dueñase o moçambicano Mia Coutosão os convidados internacionais. Temas como urbanismo, direitos humanos, ciência, relações amorosas, política e história estão na pauta de quase cinquenta debates programados.
Acesso livre
Um palco ao ar livre — o Palco da Praça — vai receber parte dos debates de autores. O acesso é livre a todo o público, sem necessidade de retirar senhas ou ingressos. Ao lado desse palco, na Tenda dos Autógrafos, montada em parceria com a Livraria Dois Pontos, os autores vão assinar seus livros após os debates.
O auditório Armando Nogueira, que fica dentro do estádio, no Museu do Futebol, será o palco de mesas que vão ocorrer paralelamente aos da praça. O acesso ao auditório é gratuito, mas limitado à lotação do espaço.
O Museu do Futebol é parceiro da Feira do Livro e estará aberto ao público durante a realização do evento. Dois debates de aquecimento para a exposição 22 em Campo, que será montada no Museu do Futebol com curadoria de Guilherme Wisnik e expografia de Álvaro Razuk, serão realizados como parte da programação oficial da Feira do Livro.
Apoios e parcerias
A Feira do Livro tem apoio do Instituto Serrapilheira, da Livraria Dois Pontos e da Embaixada da França; parceria de mídia com Folha de S.Paulo, Rádio Novelo, revista piauí e UOL e parcerias com Associação Vaga Lume, Ipsis, ISA e Museu do Futebol. O projeto contou com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Serviço – Feira do Livro
- Local: em frente ao Estádio do Pacaembu
- Endereço: Praça Charles Miller
- Horários: 4ª (15 às 21 hs) e 5ª a domingo (10 às 21 hs)
- Evento: gratuito
<<Com apoio de informações/fonte:Livraria Dois Pontos e texto da Redação Quatro Cinco Um >>
Feira do Livro