um outro olhar
- O espetáculo é gratuito com ingressos 1 hora antes do espetáculo
- O público terá a percepção da peça através do olfato, paladar, tato e audição
- Cabelegria aceitará doações de cabelos e doará perucas às interessadas
Com o slogan nas chamadas nos cartazes e nos folders: “Você não precisa ver“, a peça teatral “Um Outro Olhar” nada mais é que um formato diferente de apresentações. Ela acontece completamente no escuro dentro da Sala Multiuso no Memorial da América Latina.
Assim, através da arte e do entretenimento, proporciona uma experiência única ao público, convidando-o a abdicar da visão. E, ao mesmo tempo, compreender a trama através de seus outros sentidos — olfato, paladar, tato e audição –, utilizando-se de aromas, música e sensações táteis.
A peça tem em seu elenco atores com deficiência visual, cumprindo um papel social através da arte. O projeto é patrocinado pelo Instituto CCR, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Teleperformance.
São 10 anos, desde 2012, que a C-Três Projetos Culturais vem desenvolvendo o Teatro Cego, com outras tramas e apresentações em vários teatros (Teatro Alfredo Mesquita, em Santana), centros culturais (no Centro Cultural Tremembé e no Casarão da Vila Guilherme, na Zona Norte) e em diversas cidades e estados. Como aconteceram com os espetáculos ”O Grande Viúvo”, ”Acorda, Amor!” e ”Clarear”, que emocionaram espectadores e tornaram-se grandes sucessos de público e de crítica.
A encenação no escuro e as reflexões na plateia
O espetáculo ‘’Teatro Cego – Um Outro Olhar’’ conta a história de uma empregada doméstica e sua patroa que passam, ao mesmo tempo, por um tratamento de câncer. As duas encontram-se em momentos diferentes da doença, com a empregada praticamente curada e a patroa iniciando a quimioterapia.
A relação dessas duas mulheres mostra as diferentes posturas e dificuldades que pessoas de classes sociais distantes têm diante desse desafio, ao mesmo tempo em que a compreensão das condições de cada uma delas faz nascer uma amizade que se tornará a principal ferramenta de suas lutas.
Apesar do tema delicado, a trama se desenvolve com muita leveza, bom humor e sensibilidade, levando o espectador a uma reflexão que aprofunda a discussão sobre aspectos emocionais, sociais e comportamentais da doença.
A trama fala sobre generosidade, empatia, amor, medo, superação, respeito e autoestima. Por acontecer completamente no escuro, a peça se utiliza ainda mais da percepção do espectador, fazendo com que o tema proposto possa ser tratado com ainda mais sensibilidade e aprofundamento.
Os cabelos em forma de amor ao próximo
Neste novo projeto, o Teatro Cego firmou uma parceria com a ONG Cabelegria, que visa realizar 60 apresentações do espetáculo “Um Outro Olhar”, com entrada gratuita, atendendo a um público de 12 mil pessoas.
Ao término de cada apresentação, o público presente será convidado a conhecer o caminhão da Cabelegria, que estará estacionado junto ao local da apresentação, e poderá doar seu cabelo para a confecção de perucas.
Fundada em outubro de 2013, a Cabelegria recebe doações de cabelo, transformando-o em perucas que são doadas, por meio de Bancos de Perucas (itinerantes e fixos), para pessoas que perderam seus cabelos devido ao tratamento quimioterápico ou a outras patologias. Todo o processo é gratuito. Mais informações: www.cabelegria.org
Haverá, também, várias opções de perucas prontas para serem doadas a pessoas que tiverem perdido o cabelo em consequência de quimioterapia. Na doação de perucas, alguns documentos que comprovam o tratamento serão solicitados para a doação da peruca: laudo médico, comprovante de quimioterapia, RG e CPF. No caminhão, os interessadas contarão com o auxílio de cabeleireiros, podendo sair do local já usando a peruca escolhida.
- Nos dias 15, 16, 17 e 18 o caminhão da Cabelegria começa a atender para receber doações de cabelo e doar perucas às 16 horas
- Nos dias 18 e 19 o caminhão da Cabelegria começa a atender para receber doações de cabelo e doar perucas às 14 horas.
Ficha técnica
- Texto e direção – Paulo Palado.
- Elenco – Ana Righi, Edgar Jacques, Flávia Stongolli, Ian Nopeney, Luma Sanches, Paulo Palado e Sara Bentes.
- Trilha – Paulo Palado
- Produção – C-Três Projetos Culturais
- Parceria – ONG Cabelegria
- Patrocínio – CCR e Teleperformance
- Realização – Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura
- Mais informações – www.teatrocego.com.br
Serviço
UM OUTRO OLHAR – Teatro Cego
- Duração: 50 minutos
- Recomendação: 12 anos
- Local: Memorial da América Latina – Sala Multiuso
- Endereço: Avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda
- Temporada: de 15 (3ª feira) a 20 de fevereiro (domingo)
- Apresentações I: 15, 16, 17 e 18 de fevereiro ( 2 sessões por dia) às 19h e 21h.
- Apresentações II: 19 e 20 de fevereiro (três sessões por dia) às 16h, 18h e 20h.
- Ingressos: GRATUITOS e começam a ser distribuídos 1 hora antes de cada espetáculo. A distribuição será feita de acordo com a ordem de chegada, através de senhas. Só será distribuída uma senha por pessoa. Especial: 30% dos ingressos serão direcionados para instituições ligadas ao câncer. Os ingressos que não forem utilizados pelas instituições serão distribuídos para o público na fila.
<< Com apoio de informações/fonte: Morente Forte Comunicação / Beth Gallo >>