bairro
“Um Olhar Sobre o Meu Bairro” é um curso gratuito de fotografia realizado há 13 anos – desde 2009 -, que utiliza a fotografia como alicerce para o desenvolvimento de uma visão observadora e reflexiva do aluno. Com isto, tornando-o capaz de revelar detalhes do cotidiano do bairro em que vive, sua casa e rotina diária – agindo como um agente transformador do próprio meio.
A proposta surgiu como resultado de uma parceria com o fotógrafo Arnaldo Pappalardo. Os encontros são ministrados pelo fotógrafo Lucas Cruz e abordam discussões teóricas, aulas técnicas sobre recursos da câmera digital e tratamento de imagens com Photoshop. Cada aluno recebe uma câmera, que fica sob sua responsabilidade durante o período do curso.
Público-alvo
O curso é destinado à pessoas acima de 16 anos, moradores dos bairros pertencentes às seguintes subprefeituras da Zona Norte: Casa Verde / Vila Nova Cachoeirinha / Limão); Santana / Tucuruvi / Mandaqui); e Jaçanã / Tremembé. E na Zona Noroeste: Freguesia do Ó / Brasilândia e Pirituba / Jaraguá / São Domingos)
Sobre o educador
Lucas Cruz = Há mais de 15 anos atua na área da fotografia, filmografia e design, é Bacharel em Comunicação Social e especialista em Design Gráfico e Humanidades. Já atuou como assistente de arte e designer em agências de publicidade e design e trabalhou em grandes estúdios de fotografia e vídeo (Arnaldo Pappalardo Estúdio Fotográfico, Laika Estúdio, Bossa Nova Films).
Atualmente atua como profissional autônomo na área de fotografia e filmografia, é professor de Fotografia, Filmografia e Tratamento de Imagem no Instituto Internacional de Fotografia, na Fundação Stickel e no Instituto Acaia.
Um Olhar Sobre o Meu Bairro (módulo básico – turma 19)
- Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
- Endereço: Rua Franklin do Amaral 1575 – Vila Nova Cachoeiniha
- Entrevista: 9 de novembro de 2022 às 18h30
- Período: de 16/11/2022 até 10/05/2023
- Aulas: 22 encontros – aulas semanais às 4as.feiras
- Horário: 18h30 às 21h30 (3 horas)
- Status: Gratuito
- Inscrições: até 07/11/2022
- Vagas: 30 (trinta)
- Observação: Atente-se ao regulamento
- Realização: Fundação Stickel – Apoio institucional: Poesis Gestão Cultural / Fábricas de Cultura/ Governo de São Paulo-Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Material de apoio
- Regulamento: clique aqui
- Plano do curso: clique aqui
- Inscreva-se: clique aqui
- Fale com o organizador: clique aqui
Fundação Stickel
Foi instituída em São Paulo, em 31 de dezembro de 1954 pelo casal Martha Diederichsen Stickel e Erico João Siriuba Stickel. É uma instituição sem fins lucrativos com mais de 65 anos de história.
Desde 2012, o lema é “ARTE TRANSFORMA”. Desenvolve ações que despertam a curiosidade, a criatividade e o sentimento de pertencimento através de cursos gratuitos, palestras, exposições, publicação de livros e fomento a artistas.
Desta forma, a missão é transformar a sociedade brasileira por meio da arte, com ética, transparência e respeito aos processos de aprendizado. Objetivo é que a jornada da inclusão sociocultural desperte novos potenciais em jovens e adultos para que se tornem agentes dessa transformação. Mais informações: clique aqui – fone: (11) 3083.2811 e (11) 9-5313.9041.
<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa/Fundação Stickel – Igor Leme Damianof >>