Home Cotidiano Transporte público de São Paulo sob ameaça: motoristas de ônibus anunciam paralisações

Transporte público de São Paulo sob ameaça: motoristas de ônibus anunciam paralisações

Tempo de Leitura: 3 minutos

motoristas de ônibus anunciam paralizações

  • A categoria está “em estado de greve” desde a assembleia de 10 de maio passado;
  •  Os metroviários — também estão ´´em estado de greve´´– receberam apoio do motoristas de ônibus na última assembleia de 3a.feira (21/05); e
  • O metrô pode parar na 4a. feira (05/06) dependendo das negociações no dia anterior.

Os motoristas de ônibus urbanos de São Paulo estão em negociações e podem decretar paralisações na próxima semana. O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindimotoristas) avalia que o processo de negociação coletiva com a entidade patronal do setor tem sido positivo até o momento, mas há um entrave.

Com isto, há uma ameaça de paralisação no dia 29 de maio de 2024, das 0h às 14h nas garagens da Viação Metrópole Paulista e das 9h30 às 12h e nas demais garagens do sistema – no setor de manutenção.

A próxima reunião de negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SP Urbanuss) está marcada para 3a. feira (28/05/2024), às 9 horas.

Se não houver avanços nas pautas econômicas nesta reunião, o Sindimotoristas promete as paralisações. Segundo a entidade, um problema nas negociações é a ausência de representantes do Grupo Metrópole Paulista, que representa várias garagens e quase 10 mil trabalhadores com transporte diário de 800 mil passageiros.

Este posicionamento foi discutido em uma plenária na 5a. feira (23/05/2024),  após reunião de mediação no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT/SP) — que aconteceu no dia anterior, 4a. feira — e ações nos terminais de ônibus.

motoristas de ônibus anunciam paralisações

As negociações

O sindicato afirma que 78% das reivindicações já foram discutidas, mas ainda faltam questões importantes como o reajuste salarial (foi oferecido 2,77%  – sem aceitação – e a reinvidicação é de 3,22%), cesta básica, convênio médico e odontológico, formação profissional, vale-refeição, plano de cargos e salários no setor de manutenção.

Continuaremos firmes em nosso propósito e não baixaremos a guarda. Retomamos as negociações com força e manteremos nosso foco, com paciência e compromisso. Com unidade, organização e otimismo, vamos em busca das cláusulas de impacto econômico para fecharmos o melhor acordo dos últimos 10 anos“, destacou o presidente do Sindimotoristas, Edivaldo Santiago.

Os ônibus da Viação Metrópole

Viação Metrópole Paulista  (antes VIP Transportes Urbanos / Consórcio Plus), com 1.614 veículos, a empresa tem a maior frota da cidade, considerando as sete garagens localizadas, sendo cinco na Zona Leste e duas na Zona Sul.

Essa empresa é responsável por conectar distritos da área 3 – Nordeste (Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Jardim Helena, Lajeado, Penha, Ponte Rasa, São Miguel Paulsita, Tatuapé, Vila Curuçá e Vila Jacuí) a distritos das área 4- Leste, 8 – Oeste e 9 – Central e mais nos distritos da área 7: Capão Redondo, Itaim Bibi, Jardim Ângela, Jardim São Luís e Santo Amaro.


< Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa –  Sindimotoristas / William Ribeiro>>

d

motoristas de ônibus anunciam paralisações motoristas de ônibus anunciam paralisações