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Theatro São Pedro apresenta o espetáculo ‘Pierrot Lunaire’, de Arnold Schönberg

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Estar dentro de um teatro de 107 anos, remanescente do período entre os séculos XIX e XX, é um privilégio de poucos. Uma grande oportunidade de participar no Theatro São Pedro  da temporada de música de câmara, que traz um programa especial que celebra os 150 anos de nascimento do compositor Arnold Schönberg (1874-1951).

Nada mais, nada menos, que o espetáculo Pierrot Lunaire, sob regência de Ricardo Bologna, tendo a presença da solista Laiana Oliveira e dos bailarinos da Studio3 Cia de Dança, com coreografia de Anselmo Zolla.

Arnold Schönberg-1935 (c) Arnold Schönberg Center, Wien

O programa visa destacar a importância e a inventividade da escrita de Schönberg, que serviu de base e inspiração para inúmeras composições no século 20 e segue influenciando a música do século 21. Por isso, a abertura do espetáculo será com a obra A Palavra, invocação para uma língua que revive, da compositora brasileira Michelle Agnes (1979-), que também traz experimentos com a linguagem musical e apresenta texto da escritora brasileira Micheliny Verunshk (1972-). 

Composta por Schönberg em 1912, Pierrot Lunaire é uma peça baseada em 21 poemas do ciclo “Pierrot Lunaire: Rondels Bergamasques“, de Pierrot Lunaire: Rondels Bergamasques” A obra foi escrita para soprano e um pequeno conjunto de câmara, com flauta, clarinete, violino, violoncelo e piano, sendo um marco na história da música, especialmente pela sua técnica vocal inovadora, como explica o regente Ricardo Bologna.

“É uma obra magnifica, referência na história da música ocidental. Primeiramente, Schönberg se vale de um grupo de câmara menor, uma mudança radical em relação às grandes formações orquestrais da época, e utiliza a voz de forma mais declamatória, com a técnica que ele desenvolveu chamada sprechgesang, ou canto falado, em que a cantora mescla declamação e canto, o que foi algo muito inovador´´, lembra o regente.

E finaliza: ´´A composição de Michelle Agnes também é bastante inovadora, com um pequeno grupo de música de câmara, mas uma formação ainda mais diferenciada, por usar guitarra elétrica”.

Theatro São Pedro – Foto: Anderson B.Pereira/Divulgação-Governo de S.Paulo

Responsável pela encenação e a iluminação, Caetano Vilela destaca que as obras possuem mais diferenças do que semelhanças, apesar do experimento da linguagem musical.

Diz ele: “Cenicamente optei pela participação de bailarinos em Pierrot Lunaire, com coreografia de Anselmo Zola, para expandir no corpo dos bailarinos os sentimentos de amor e morte da personagem. Nisso, a luz é determinante nas atmosferas lunares e terrestres que acompanham a narrativa seca´´.

Na sequência: ´´Já em A Palavra, invocação para uma língua que revive, deixei o experimento musical falar mais alto, devido à própria concepção musical e dificuldade vocal, motivo pelo qual a cantora seguirá um caminho onde as partituras musicais estarão espalhadas pelo palco”.

Zola salienta que o que une cenograficamente os números é um imenso pano de fundo com transparência e efeitos espelhados, que tanto pode representar o espaço sideral de Pierrot Lunaire quanto a paisagem concreta evocada no poema de Micheliny Verunschk para A Palavra, invocação para uma língua que revive.  Caetano Vilela assina a encenação e a iluminação.


PROGRAMA 

PIERROT LUNAIRE

  • Músicos da Orquestra do Theatro São Pedro
  • Studio 3 Cia de Dança
  • Ricardo Bologna, regência
  • Caetano Vilela, encenação e iluminação
  • Anselmo Zolla, coreografia
  • Laiana Oliveira, solista
  • MICHELLE AGNES (1979-)

A Palavra, invocação para uma língua que revive

[Texto de Micheliny Verunshk]

[INTERVALO]

  • ARNOLD SCHÖNBERG (1874-1951)

Pierrot Lunaire, Op. 21


SERVIÇO

  • Local: Theatro São Pedro
  • Endereço: Rua Barra Funda, 171 – SP)
  • Data: 14 e 15 de setembro ( sábado e domingo )
  • Horário: 20h00 (sábado) e 17h00 (domingo)
  • Ingressos: R$ 35 (meia) e R$ 70 (inteira),
  • Reserva/ingressos: clique aqui
  • Classificação etária: Livre
  • Duração: 71 minutos (com intervalo)

ATENÇÃO: Ensaio geral – gratuito: 6ª. f. (13/09/2024) – 19h00


TRANSMISSÃO AO VIVO: O concerto do dia 14 de setembro, sábado, às 20h, será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube do Theatro São Pedro


THEATRO SÃO PEDRO ==  Com mais de 100 anos, o Theatro São Pedro, instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa, gerido pela Santa Marcelina Cultura, tem uma das histórias mais ricas e surpreendentes da música nacional.


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