sete anos
da redação DiárioZonaNorte
- Sistema opera com 32,9% de sua capacidade, segundo boletim da Sabesp.
- O Cantareira é o maior reservatório paulista.
- É o responsável pelo abastecimento de água para 46% da população da região metropolitana.
O nível do Sistema Cantareira, que abastece a região metropolitana de São Paulo, é o mais baixo dos últimos sete anos. Nesta 5a. feira (01/09/2022), o sistema operava com 32,9% de sua capacidade – cerca de 323.0 milhões de metros cúbicos – um quarto do que comporta, de acordo com o boletim informativo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Crise hídrica
O Sistema Cantareira abastece as zonas Norte e central e partes das zonas Leste e Oeste da capital, bem como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíbae São Caetano do Sul(na sua totalidade); e parcialmente os municípios de Guarulhos, Barueri, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Cajamar e Santo André .
OSistema Cantareiraé composto por seis represas: Atibainha, Cachoeira, Jacareí, Jaguarie Paiva Castro. No total, a capacidade de armazenamento é de quase 1 trilhão de litros de água.
O tratamento da água é feito na Estação de Tratamento do Guaraú, a maior instalação de tratamento da Grande São Paulo, abastecendo abastece cerca de 7,5 milhões de pessoas por dia, 46% da população da Região Metropolitana de São Paulo.
Para que o Cantareira volte a uma condição “segura” é preciso muita chuva e um esforço urgente os mananciais sejam preservados e a natureza siga seu curso na produção de água.