da Redação DiárioZonaNorte
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o crescimento das regiões onde a instituição financeira cooperativa está presente.
O apoio à publicação de livros sobre agronegócio e finanças é uma prática recorrente que vai além de levar informação e conhecimento. É uma forma de envolver seus associados e comunidades onde a cooperativa atua em debates relevantes sobre negócios com impacto social e propósito.
Noite de autógrafos
Na segunda quinzena de março, a agência da Avenida Paulista do Sicredi recebeu cerca de 150 convidados para uma noite e autógrafos do livro “Marcas com Alma – Porque o Futuro dos Negócios é Humano” – de autoria de Maria Brasil e publicado pela Editora Voo.

Entre os convidados destacamos as presenças de Aramis Moutinho Junior – superintendente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Sistema Ocesp), do jornalista esportivo Milton Neves e o escritor Thomas Eckschmidt, – um dos pioneiros do movimento Capitalismo Consciente no Brasil e no Peru e co-autor do livro Guia Prático de Negócios Conscientes.
Marcos Spessatto, diretor de Negócios da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, deu boas vindas aos convidados e fez uma correlação entre o tema do livro “Marcas com Alma” e o modelo de negócio do cooperativismo que é genuinamente focado em pessoas e no desenvolvimento sustentável de negócios e comunidades.

Marcas com Alma
Para o livro, a autora que é fundadora da Essence Branding – consultoria em branding e estratégia certificada pelo Sistema B, conversou com quatorze líderes de diversas áreas de negócios.
Nas entrevistas, eles dividiram com Maria Brasil suas visões sobre como marcas podem ir além do discurso na construção de conexões genuínas com clientes, colaboradores e a sociedade sem deixar de lado os resultados financeiros.

Jaime Basso – presidente da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP e Manfred Dasenbrock – Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, ao lado de nomes como Luiza Trajano – presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiz Seabra –co-fundador da Natura, Diego Barreto – CEO do iFood e Renato Franklin – CEO da Casas Bahia, entre outros, foram entrevistados para a obra.

Pessoas no centro das decisões
Em sua contribuição para o livro, Jaime Basso, ressaltou o compromisso da instituição com a humanização dos serviços financeiros, mostrando como o cooperativismo mantém sua essência mesmo em larga escala. Para ele, uma “marca com alma” deve colocar as pessoas no centro das decisões, gerando valor real para a comunidade.
Já Manfred Dasenbrock destacou como o cooperativismo é um modelo de negócio que fortalece marcas autênticas e perenes. Segundo ele, marcas verdadeiras se constroem com cultura e ações concretas, não apenas com comunicação estratégica.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua.
Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 8,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio.
Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 103 cooperativas do Sicredi, conta com 36 anos de história, 100 espaços de atendimento e mais de 260 mil associados.
A área de atuação da cooperativa abrange 43 localidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).