- Estado tem atualmente três trechos com o sistema que substitui as praças de pedágio; e
- A tecnologia se destaca como uma solução inovadora que visa aprimorar a experiência dos usuários nas rodovias.
O Governo de São Paulo projeta a instalação de 58 pórticos equipados com o sistema de pedágio eletrônico free flow em rodovias estaduais nos atuais contratos concedidos à iniciativa privada até 2030.
Atualmente, três pórticos estão em operação, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), responsável pela regulação dos contratos de concessão.
A concessionária EcoNoroeste é responsável pela operação de dois pórticos e a Tamoios terá um pórtico. Já a Via SPSerra irá operar dois pórticos no trecho norte do Rodoanel Mário Covas.
A Novo Litoral instalará 15 novas estruturas, enquanto a CCR Sorocabana terá a maior ampliação, com 23 novas estruturas, e a Ecovias Raposo Castello contará com sete novos equipamentos.
As tarifas, com base no cálculo de 2024, poderão ter variações. No lote da Rota Sorocabana, a variação é entre R$ 0,83 e R$ 12,20, dependendo do trecho percorrido.

Além disso, haverá um Desconto de Usuário Frequente (DUF), que reduzirá a tarifa em 10% a partir da 11ª passagem e 20% a partir da 21ª. Usuários que utilizarem tags de pagamento automático terão um desconto adicional de 5%.
Já as tarifas da Nova Raposo vão variar entre R$ 0,54 e R$ 4,84, dependendo do trecho percorrido, também haverá desconto para usuários frequentes.
Para 2025, está prevista a instalação de oito pórticos. Um deles será no primeiro trecho norte do Rodoanel Mário Covas, previsto para ser entregue em setembro e será operado pela concessionária Via SP Serra.
Os outros sete serão instalados na malha administrada pela Concessionária Novo Litoral (CNL), abrangendo as regiões da Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira.
Saiba sobre os meios de pagamento
Os motoristas que passarem pela praça de pedágio do km 179 da rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis, terão uma nova experiência com a implantação do Free Flow, sistema que permite o pagamento da tarifa sem a necessidade de parada.
Composta por pórticos com câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança ou pela placa, a tecnologia traz uma série de benefícios: maior conveniência para os motoristas, melhoria na fluidez do trânsito, eficiência na coleta de tarifas, além da redução dos custos operacionais.

Para os veículos com tag, a EcoNoroeste esclarece que o valor é cobrado automaticamente pela operadora contratada e os motoristas contam com descontos progressivos.
Já aqueles que não a possuem precisam efetuar o pagamento em até 15 dias nos diversos canais que serão disponibilizados pela concessionária, tais como:
- Por meio da plataforma Pedágio Pay, no site;
- Aplicativos: disponível na Apple Store, para usuários de iOS; e Google Play Store, para usuários Android. O aplicativo, além de direcionar o usuário para o Pedágio Pay, terá outros serviços como calculadora de desconto e mapa interativo;
- Whatsapp (0800 326 3663);
- Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da SP-333: serão aceitos pagamentos com cartão de crédito, débito, PIX e dinheiro, quando o usuário optar por pagamento presencial no SAU, que pode ser realizado por meio de uma atendente ou via totem de autoatendimento.
O não pagamento da tarifa é considerado infração grave de trânsito pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de evasão no valor de R$ 195,23 e desconto de 5 pontos na carteira.

Tag e benefícios tarifários
Os veículos de passeio e comerciais possuem descontos, em cada passagem com uma tag válida, que variam de 5 a 96%. Entenda os descontos:
- Desconto de Usuário Frequente (DUF): disponível apenas para veículos de passeio, os descontos são aplicados a partir da segunda passagem por uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Esse benefício concede uma redução adicional e progressiva sobre o valor da última tarifa paga. Ao chegar à 30ª passagem, o valor com o desconto permanece fixo até o último dia do mês.
- Desconto Básico da Tarifa (DBT): em todas as passagens é aplicado um desconto de 5% na tarifa de veículos comerciais e de passeio, incluindo reboque e semirreboque, se houver. Além de diversos de canais de pagamento disponíveis aos motoristas, a EcoNoroeste vem realizando uma intensa campanha educativa, on-line e off-line, em toda sua região de atuação para alertar seus usuários para a nova mudança de sistema.
A implantação faz parte do contrato firmado pela concessionária EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que prevê a substituição de todas as praças de pedágio por pórticos de cobrança, de forma gradual, até o 7º ano da concessão.
Leia também reportagem do DiárioZonaNorte de 25/02/2025 – clique: Pista expressa da Dutra em Guarulhos terá pedágio que fica mais caro quando há trânsito
<< Com apoio de informações/fonte: Agência SP -Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo >>