astrazeneca
- Segundo Ministério da Saúde, doses foram enviadas e usadas como 1ª dose em SP
- A população deve acompanhar a disponibilidade de segundas doses dos imunizantes por meio da plataforma De Olho na Fila da Prefeitura de São Paulo
O governo de São Paulo informou que estão em falta no estado doses da vacina Astrazeneca para a segunda dose da imunização. A Secretaria Estadual de Saúde está cobrando o Ministério da Saúde o envio de novas doses. No entanto, segundo a pasta, as doses já foram enviadas, mas o estado as usou como 1ª dose, em desacordo às recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“O Ministério da Saúde do Governo Federal deixou de enviar cerca de 1 milhão de vacinas de dose 2 da Astrazeneca para São Paulo, provocando um verdadeiro apagão de vacinas nos 645 municípios do estado. O prazo de aplicação destas doses começou a vencer no dia 4 de setembro”, disse o governo do estado, em nota.
O governo do estado acrescentou que, em eventual indisponibilidade de mais remessas da Astrazeneca, e solicita o envio imediato de doses da Pfizer para suprir a demanda e concluir os esquemas de vacinação em conformidade com a solução de intercambialidade indicada pelo governo federal.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no entanto, a pasta não está devendo lotes da segunda dose de vacina covid-19 da Astrazeneca ao estado de São Paulo. “Até o momento foram entregues ao estado 12,4 milhões de dose 1 e 9,2 milhões de dose 2 da AstraZeneca. As 2,8 milhões de doses não foram enviadas porque o prazo de intervalo entre a primeira e segunda dose só se dará no final do mês”, destacou o ministério, em nota.
Segundo o Ministério da Saúde, dados inseridos por São Paulo no LocalizaSUS mostram que o estado utilizou como primeira dose vacinas destinadas à segunda dose. “O estado aplicou 13,99 milhões de dose 1 e 6,67 milhões de dose 2. As alterações nas recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) acarretam na falta de doses para completar o esquema vacinal na população brasileira”, acrescentou o ministério. <<Com apoio de informações/fonte: Empresa Brasil de Comunicação – por Bruno Bocchini – repórter da Agência Brasil – sP>>
Prefeitura de SP aguarda a chegada dos lotes
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), aguarda a chegada de novos lotes da vacina AstraZeneca conforme divulgado recentemente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e manterá a população informada tão logo sejam recebidos.
A Secretaria Municipal da Saúde informa, também, que recebeu nesta quinta-feira (09/09) 254.556 doses da vacina Pfizer e outras 128.510 da Coronavac do Governo do Estado.
Recomenda-se à população que acompanhe a disponibilidade de segundas doses dos imunizantes por meio da plataforma De Olho na Fila: clique aqui.
Sobre o app E-saude-SP
Para ter acesso ao app e-saudeSP, basta entrar na loja de compras do celular, baixar o e-saúdeSP de forma gratuita, aceitar os termos de uso e fazer um cadastro com Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), data de nascimento, nome completo, e-mail, telefone com DDD e criar uma senha. O app também está disponível na página: https://e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login
Para acessar o aplicativo saúdeSP – clique aqui
Onde se vacinar
A lista completa de postos pode ser encontrada no Vacina Sampa — clique aqui.
<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – Secom/PMSP>>