Home Cotidiano São Paulo realiza comando integrado para aprimorar situações de emergências

São Paulo realiza comando integrado para aprimorar situações de emergências

Foto: Divulgação/SSP-SP
Tempo de Leitura: 4 minutos

situações  de emergencias

  • Trabalho multiagências testa tempo resposta para situações de crise e emergências;
  • Policia Militar terá apoio de 20 órgãos eempresas prestadoras de serviços, como Enel, Sabesp, CET e Comgás

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, promoveu nesta 5a. feira (05/09/2024) um simulado com a participação de diversos órgãos e empresas de serviços para aprimorar o atendimento de emergências no estado.

Durante o evento, as equipes simularam a atuação diante de uma emergência climática. O intuito foi de estimular a cooperação integrada entre as entidades. Órgãos e empresas como Enel, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar, Metrô, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entre outros, convocados para o simulado.
situações  de emergencias
Foto: Divulgação / SSP-SP
O simulado como treinamento
A iniciativa, pioneira em São Paulo, partiu de uma colaboração entre o CICC e outras agências. A primeira fase aconteceu no dia anterior, quando os participantes conheceram o sistema, entenderam como as ocorrências chegam e quais são os casos mais comuns. Desse modo, identificaram onde há a necessidade do envolvimento de dois ou mais órgãos para atuar de forma rápida e eficaz em casos de emergência.
Na fase testada do simulado, os envolvidos foram às ruas para aplicarem o treinamento na prática em situações fictícias. Algumas dessas simulações, que ocorrem ao longo do dia por diversas regiões da capital paulista.
situações  de emergencias
Foto: Divulgação / SSP-SP
As ocorrências são destinadas somente para um departamento, como casos de atropelamento ou fogo em vegetação, com atuação exclusiva do Corpo de Bombeiros. Em outras, porém, há o envolvimento das demais agências em um trabalho integrado e coordenado pela sala de crise do CICC.
Os agentes que à frente do treinamento simularam uma ocorrência na qual uma árvore de grande porte caiu próximo à Praça da Luz, no centro. O fato fez com que o acesso à avenida Tiradentes ficasse parcialmente interditado, interrompendo o fornecimento de energia na região.
O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que concentra as ligações de emergência via 190 e está localizado nas imediações, foi afetado na simulação com a falta de energia, sendo colocado em prática uma operação de emergência com uso de geradores.
Além disso, ainda nesse mesmo simulado, alguns galhos atingiram a estação da Luz, bloqueando a entrada e a saída de passageiros, gerando um tumulto que deixou três pessoas feridas. No chamado, as vítimas ainda relataram cheiro forte de gás na região, obrigando o acionamento dos órgãos responsáveis.
situações  de emergencias
Todos juntos na operação
Nesse caso, para o atendimento das ocorrências, foi necessário um trabalho multiagências, com a participação da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, CET, Enel, Comgás, Polícia Militar e entre outros — tudo isso com um tempo estimado para restabelecimento dos serviços.
A gente enxerga esse simulado como uma melhoria do serviço que prestamos para a população. É ter agências atuando de forma mais integrada, com mais qualidade, visando sempre o melhor atendimento ao usuário daquele serviço”, revelou o subtenente Thiago Yoshida, do Departamento de Informações e Operações Integradas do CICC.

São pelo menos 20 agências, entre forças policiais, instituições e concessionárias de serviços públicos, que participam do simulado. Esse exercício serve para prevenir e reduzir os diferentes impactos durante eventos críticos, a fim de otimizar as intervenções na gestão de emergências.

Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) – Foto: Divulgação/SSP-SP
Sobre o CICC 
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) é um departamento da Secretaria de Segurança Pública, com funcionamento 24 horas, destinado ao gerenciamento de ocorrências de relevância, principalmente aquelas que envolvam dois ou mais órgãos para a resolução do problema.
Localizado no Bom Retiro, no centro de São Paulo, o CICC conta com pelo menos um representante das Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, prefeitura, CPTM, Metrô, SPTrans e outros. Cada um trabalha diretamente com os seus próprios sistemas de monitoramento e aciona as equipes quando há a necessidade, integrando a comunicação e o trabalho entre as entidades.

<<Com apoio de informações/fonte: Comunicação da Secretaria Estadual de Segurança Pública /  Isabelle Amaral >>

d

situações  de emergencias situações  de emergencias situações  de emergencias