por Maurício Benassatto – da Redação DiárioZonaNorte
Auditório lotado na expectativa do lançamento da primeira edição do Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo, que aconteceu nesta 3ª feira (17/10/2023), no auditório da Associação e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão) e Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de SP (AIPAN), no centro da cidade de São Paulo.
No local, o normal é a capacidade para 100 pessoas, mas estava com cadeiras extras, chegando a um público de 180 assistentes – e, ainda assim, com gente em pé. Um evento muito concorrido, que trouxe comitivas de várias cidades do interior paulista, entre outras a de Assis — que fica mais de cinco horas numa viagem de 430 quilômetros.
Tudo isto é o carinho demonstrado pelas padarias no evento aberto pelo vice-presidente do Sampapão, Luís Ferreira, que fez uma explanação sobre a importância das padarias, ´´que são verdadeiros tesouros gastronômicos nas cidades´´. Fez referência ao apoio do governo de São Paulo e a Secretaria de Estado do Turismo e Viagens, com a presença do secretário Roberto de Lucena — deputado federal dos Republicanos, e que está licenciado.
Lembrando a expressão popular de ´´uma padaria a cada esquina´´, Ferreira mostrou, com a ajuda do telão, a classificação dos modelos de padarias (serviços, industrial, artesanais, supermercados, boutique e orgânicas/fitness), lembrando o faturamento em 2022 de 121,9 bilhões de reais. E apresentou outros números, como a frequência diária em padarias de 47,5 milhões de pessoas. São Paulo tem 12,7 mil padarias, quase o dobro do Rio de Janeiro, o segundo colocado. Os dados do Sebrae mostram que todos os dias cerca de 100 padarias são abertas no Brasil.
Em seguida, a coordenadora de turismo da secretaria estadual, Ana Clemente, foi convidada para falar sobre o processo do Guia Turístico das Padarias com os estabelecimentos que se destacam em complemento à atividade turística. Ela lembrou como foi a inspiração deste projeto, que veio para ´´atrelar as padarias ao turismo, como um incentivo a locais de atrações com alimentação e gastronomia´´. E mostrou a importância e a riqueza do turismo paulista e paulistano com muitos e diversos atrativos turísticos, que geram empregos e movimentam a economia.
Após, o vice-presidente do Sampapão mostrou, no telão, uma a uma as 150 padarias reproduzidas nas 48 páginas do guia (somente na versão PDF), com as indicações de localizações e pequenos perfis
Em sua fala, o presidente do Sampapão, Rui Manuel Rodrigues Gonçalves, destacou a importância do Guia Turístico das Padarias junto com a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, revelando que a ideia surgiu durante a realização da Feira Internacional da Panificação (FIPAN), que aconteceu em agosto.
Segundo ele, a cidade de São Paulo é a pioneira no Brasil e no mundo em ter um Guia de Padarias agregado ao turismo. E, com isto, levará o ´´case de sucesso´´ ao IBA-2023 (*), na viagem que fará nos próximos dias. (* IBA 2023: feira internacional de padaria e confeitaria que acontece a cada três anos na cidade de Munique. O evento reune padeiros, confeiteiros, restauradores, donos de cafés e supermercados, bem como profissionais e fornecedores de hotéis).
Gonçalves ainda salientou que o estudo e levantamento das padarias neste primeiro guia foi realizado em apenas três meses. E que não contemplou várias padarias, por falta de tempo, mas que haverá uma segunda edição complementando em mais 150 padarias da capital, região metropolitana e do estado. ´´Quem sabe estaremos com mais padarias dos 645 municípios paulistas´´, acrescentou.
O presidente do Sampapão não deixou de fazer muitos agradecimentos à Secretaria Estadual de Turismo, diretoria e aos colaboradores. E acrescentou que ´´o Guia das Padarias levará a lugares maravilhosos como também a compreender a riqueza e o sabor que fazem de São Paulo um destino gastronômico único´´.
Lembrou ainda que ´´o Guia Turístico das Padariasé um compromisso com a cultura alimentar das cidades´´. E encerrou: ´´que este guia seja uma fonte de inspiração e um convite para juntos descobrirmos mais a riqueza de nossa culinária que a cidade tem a oferecer´´.
O Secretário Estadual de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, que também é pastor, recordou que Jesus nasceu em uma cidade chamada Belém, que significa ´´Casa de Pão´´, uma padaria. O pão é sagrado, sendo o alimento mais antigo do mundo e o mais democrático.
Acrescentou que nada mais do que ´´as nossas casas de pão, que são as nossas padarias de São Paulo´´. Ele levou sua fala para o lado turístico, mostrando que as padarias são importantes e podem ser visitadas em qualquer momento por qualquer turista ou pessoa, da mais simples à mais elevada.
Com isto, agradeceu a parceria ao chegar no lançamento do Guia Turístico das Padarias. No final, ele concordou que haverá uma nova edição, com mais padarias e inclusive versões em outros idiomas. “As padarias são a cara de São Paulo: acolhedoras, hospitaleiras, trazem memória afetiva e possuem uma qualidade impressionante“, afirmou.
Em seguida, foi realizado o lançamento oficial do Guia Turístico das Padarias, com as partipações do presidente do Sampapão e o Secretário de Estado do Turismo e Viagens. E mais a entrega de uma placa de agradecimento ao secretário, encerrando o evento, com muitas fotos. E o convite para um coquetel.
Como é o Guia
Nesta primeira edição, o Guia Turístico das Padarias foi produzido em versão digital, somente em PDF, com 48 páginas, contendo: Introdução / Palavra do Secretário Roberto de Lucena / Palavra do presidentes da AIPAN-SAMPAPÃO / A história do pão no Brasil / O pão em São Paulo / Guia turístico das padarias / Mapa dos Estado de São Paulo com as cidades representadas no guia / Relação com nomes, perfil e dados das 150 padarias. Deste total, 75 localizações em bairros da cidade de São Paulo, sendo 11 somente da Zona Norte — não incluíndo as regiões de Pirituba, Perus e Freguesia do Ó — que pertencem à Zona Noroeste):
- Century Pães – R.Voluntários da Pátria,3749 – Santana
- Padaria La Brunet – R. Pedro Doll, 115 – Santana
- Panetteria ZN – Av. Eng.Caetano Álvares, 4740 – Mandaqui
- Confeitaria Paris – R.Vaz Muniz, 778 – Água Fria
- Padaria Nova Jardim França – R.José Albuquerque Medeiros,151 – Jd.França
- Estado Luso Pães – Av. Águas de São Pedro, 298 – Vila Paulicéia
- Padaria Arizona Pães – Av.Nova Cantareira, 3254 = Tucuruvi
- Pá D´Oro – Av. General Ataliba Leonel, 3267 – Parada Inglesa
- Florestal Padaria e Confeitaria = R.Maria Lopes de Azevedo, 611-Tremembé
- Padaria Lar do Jaçanã – Av. Guapira, 2300 – Jaçanã
- Queluz Pães e Doces – R. Amambai, 1342 – Vila Maria
Fora a capital, mais 29 cidades e 65 padarias. Cidades com mais padarias: Campinas (6), Franca (6), Guarulhos (6), Jundiai (4), Santos (5), São José do Rio Preto (5), Araraquara (4), Guarujá (3), Ribeirão Preto (3), Barueri (2) e Taubaté (2). As demais com uma padaria por cidade.
Cópia do Guia Turístico das Padarias: clique aqui
Leia também:
- Após dois anos, o retorno e a entrega do Prêmio de Jornalismo do Sampapão-2022 – 06/03/2023 – clique aqui
- Em comemoração ao Dia Mundial, pães serão distribuídos “de graça” na Av. Paulista – clique aqui
- Padocaria-SP 2023 busca a melhor padaria da cidade e os melhores serviços, até pizza – clique aqui.
- Melhor pão francês da cidade de São Paulo é da Zona Norte – clique aqui
<<Com apoio de informações/fonte: Fragata Comunicação / Dorotéia Fragata // Assessoria de Imprensa Secretaria Estadual de Turismo e Viagens / Juliana Brascher >>