- Rodoanel Governador Mário Covas é um anel rodoviário que circunda a região central da Grande São Paulo;
- Obra na Zona Norte estava paralisada há cinco anos e consumiu mais de R$ 10 bilhões;
- A alça de acesso para o aeroporto de Guarulhos não vai até o aeroporto; e
- A concessão para a Via Appia FIP é por 31 anos.
O governo de São Paulo realizou nesta 4a. feira (25/09/2024) uma vistoria técnica às obras no trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021) retomadas pela atual gestão. Com 44 quilômetros de extensão, o trecho vai conectar a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em São Paulo, à Rodovia Presidente Dutra, passando pelos municípios de Arujá, Guarulhos e São Paulo, melhorando a infraestrutura viária e logística na Região Metropolitana.
O trecho Norte do Rodoanel foi concedido em março de 2023, com contrato assinado em agosto. Após seis anos de paralisação, as obras foram retomadas em abril deste ano, com antecipação de seis meses do prazo estipulado em contrato. Os trabalhos da primeira fase do projeto, que chegaram a 8,5% de execução, tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2026.
Desde a retomada, a concessionária Via SP Serra concluiu ações que visam assegurar a qualidade e a durabilidade da obra, entregando um rodoanel moderno e eficiente para a população. Dentre as intervenções realizadas estão levantamentos topográficos, inspeções em pontes e viadutos, limpeza e drenagem, além da preparação do terreno.
Com um investimento total de R$ 3,4 bilhões, o projeto vai gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos ao longo da sua execução. Atualmente, mais de 800 trabalhadores estão envolvidos em diversas frentes de trabalho, realizando serviços como terraplanagem, pavimentação e desmonte de rochas.
A conclusão das intervenções proporcionará a redução de congestionamentos, bem como a retirada do tráfego de veículos pesados nas marginais, melhorando a qualidade do ar e reduzindo o tempo de viagem, além de facilitar o acesso ao Porto de Santos.
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o Rodoanel Norte será um exemplo de eficiência e qualidade. Está prevista a construção de sete túneis duplos, 107 obras de arte especiais, e a implementação de tecnologia de ponta em sistemas de monitoramento e segurança. A expectativa é que a obra não apenas melhorará significativamente o trânsito na região, mas também elevará o padrão de infraestrutura rodoviária do estado.
A primeira entrega do pacote de obras do Rodoanel Norte foi a readequação da Estrada Dona Ana Diniz, que teve intervenções realizadas pela concessionária com objetivo de facilitar o fluxo de veículos para a população, especialmente dos motoristas que utilizam a via para cruzar o Rodoanel Mário Covas. Ao todo, foram investidos R$ 910 mil.
A concessionária Via Appia informa como ficará o Rodoanel Norte, em números:
- 44 quilômetros de extensão
- 3 a 4 faixas de rolamento (com acostamento)
- 7 túneis duplos (extensão total de aprox. 11 km)
- 107 Obras de Arte Especiais, incluindo pontes e viadutos
- 4 Baias para cargas de produtos perigosos
- 4 Baias para cargas especiais
- 2 Bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU)
- 20 passagens de fauna (sendo 6 na rodovia e mais 14 em estradas do entorno)
- 2 balanças
- 1 Centro de Controle de Operações (CCO)
- 1 Posto da Polícia Militar Rodoviária
Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel Mário Covas terá 177 quilômetros.
<<Com apoio de informações/fonte e fotos: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo >>
Rodoanel Norte está em andamento Rodoanel Norte está em andamento Rodoanel Norte está em andamentod