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Revitalização urbana transforma espaço da Estação do Metrô no Jardim São Paulo

Metrô Jd.S.Paulo: novo espaço pela R.Pedro Madureira
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

por Redação DiárioZonaNorte

  •  Estação do Metrô Jardim São Paulo levou 11 anos para ser construída;
  •  É uma estação da Linha 1–Azul inaugurada em 29 de abril de 1998 (26 anos);
  • Há 13 anos (2011) foi aprovada a inclusão do nome do piloto Ayrton Senna, que ficou dois anos em discussão;
  • Estação Metrô Jardim São Paulo / Ayrton Senna tem movimento médio de 20 mil passageiros/ hora / pico.

A cidade se reinventa a todo momento.  No Jardim São Paulo (Zona Norte), um novo trecho da Rua Pedro Madureira foi aberto, estendendo-se na confluência da Rua Castro Maia.

A área, localizada ao lado da Estação Jardim São Paulo/Ayrton Senna, há 26 anos era mantida pela Companhia do Metropolitano (Metrô) como um espaço exclusivo para circulação de passageiros com destino à Linha 1-Azul.

Estação Metrô Jardim São Paulo

Originalmente pavimentada com pedras brancas de mosaico português — conhecido pela durabilidade e característica antiderrapante —, a área sofreu desgaste com o uso indevido como estacionamento.

Muitos motoristas deixavam seus veículos pela manhã e os retiravam apenas à noite, aproveitando o uso do metrô,  o que gerou irregularidades no piso e com pedras deslocadas, criando problemas de mobilidade e riscos de queda para pedestres.

Estação Metrô Jardim São Paulo
Como era: veículos estacionados e piso com problemas – ao fundo a Rua Pedro Madureira – (FotoMobilize / Marcos de Sousa)
O pedido atendido

No início do ano, o DiárioZonaNorte alertou o subprefeito de Santana / Tucuruvi/ Mandaqui, Magal Guerra (Sidney Doring Guerra), sobre o problema. Conhecido por sua atuação proativa, o subprefeito Magal agiu rapidamente para encontrar uma solução.

Em parceria com o Metrô e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), decidiu-se pela transformação do espaço em uma extensão da Rua Pedro Madureira, sem saída — que dá acesso à unidade Santana/Jardim São Paulo do Sesc.

Com a demolição do antigo mosaico, a área foi reconstruída com 350 m² de concreto armado e 251 m² de piso intertravado, oferecendo maior sustentabilidade e durabilidade. Além de toda a infraestrutura refeita (esgoto, águas pluviais, postes de energia / luz, placas, etc) e que entrou no processo.

Estação Metrô Jardim São Paulo
Metrô Jd.SP: praça revitalizada ao lado do novo espaço

A intervenção incluiu também a revitalização da praça adjacente. Apenas uma árvore, condenada por problemas fitossanitários, foi removida após avaliação técnica do engenheiro agrônomo da subprefeitura. No local, há três imóveis comerciais que tiveram suas entradas conservadas.

O investimento total foi de aproximadamente R$ 250 mil. Agora, o local funciona como via pública, mantendo calçadas, sarjetas e em breve nova sinalização, sendo destinado exclusivamente para embarque e desembarque de passageiros da estação do Metrô — com tempo estipulado.

Menos problemas no trânsito

Com isto, evita-se também  congestionamentos pela entrada oficial na Av. Leôncio de Magalhães — junto a um movimentado ponto de linhas de ônibus e ao lado do prédio do Centro Comercial.

A CET já foi comunicada pela Subprefeitura Santana / Tucuruvi / Mandaqui para providenciar a sinalização e avisos adequados para garantir o uso correto da área. Segundo o subprefeito Magal Guerra, ´´a iniciativa melhora a mobilidade para os usuários do Metrô, aliviando o fluxo de veículos na avenida e otimizando o embarque e desembarque no novo espaço — como era o seu plano original´´.


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