2018
da Redação DiárioZonaNorte
No ano em que completou 20 anos, o Revelando São Paulo – realizado de 29 de novembro a 03 de dezembro de 2017 – no Parque da Vila Guilherme/Trote e Mart Center – na Zona Norte, recebeu um público recorde. Durante cinco dias, mais de 1 milhão de pessoas prestigiaram o maior e melhor festival de cultura tradicional do Estado de São Paulo.
Uma realização da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, o festival contou com o empenho direto do secretário José Luiz Penna e do adjunto Romildo Campello, que junto com o curador Toninho Macedo, não mediram esforços para que o evento fosse retomado.
De acordo com o secretário-adjunto Romildo Campello “a Secretaria Estadual da Cultura já tem planejamento para 2018 e todos os esforços serão feitos para o Retorno do Revelando São Paulo para a Zona Norte”.
Mais de 170 municípios
O grande objetivo do Revelando São Paulo foi atingido: revelar, fomentar e salvaguarda o patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo. No decorrer do Festival, os visitantes puderam vivenciar a riqueza da culinária paulista, artesanato e das manifestações culturais de mais de 170 municípios do Estado de São Paulo.
Mesa Paulista Tradicional
Ainda sobre a culinária, o curador Toninho Macedo falou sobre a riqueza da culinária paulista e das tradições caipira, caiçara e piracuara. Macedo é uma autoridade no assunto e divide seu conhecimento no livro “Mesa Paulista Tradicional – Comer & Beber Juntos”, de sua autoria e fruto de trinta anos de pesquisas pelo interior e litoral paulistas. Veja a matéria aqui
Sabores sensacionais, vindos de diversas cidades como Cruzeiro, de onde Lúcia Batista trouxe o Arroz Vermelho com suã ou Guararema, de onde Kambukira apresentou a Galinhada de São Longuinho. De São Roque, os saborosos vinhos e sucos da Quinta do Olivardo.
Dentro do Festival da Amizade – parte integrante do Revelando São Paulo – o Folclore e Etnografia Região Autônoma da Madeira apresentou o tradicional “bolo do caco”, o “bolo rico da Madeira”, o “prego no pão” e incríveis bolinhos de bacalhau.
O Revelando São Paulo procura fazer um mapeamento completo dos saberes e fazeres tradicionais da culinária paulista, além de apresentar personagens, tradições e elementos que envolvem os hábitos alimentares dos paulistas, uma culinária plural que ainda hoje encontramos em todas as cidades do estado.
O palco do Revelando São Paulo
Várias manifestações culturais foram apresentadas aos visitantes, tais como o encontro de violeiros, que reuniu músicos de onze cidades do interior, região metropolitana e litoral.
Danças como o fandango, geralmente realizada em pares que acompanha a viola, o acordeão, a rabeca e o pandeiro rural, conhecido como adufo ou maxixe ou o encontro de São Gonçalo, dança religiosa que expressa de forma especial devoção ao padroeiro dos violeiros. O encerramento do primeiro dia ficou por conta do músico Jackson Ricarte, violeiro de São José dos Campos.
A 6ª feira (01/12/2017), teve como atração a Catira e no período da noite, o Revelando São Paulo celebrou São João, com a apresentação das quadrilhas de Angatuba, Juquiá, Redenção da Serra e São Bernardo do Campo.
No sábado (02/12/2017), aconteceu o cortejo de bonecos e cabeções, como aqueles bem conhecidos em Olinda, mas que também fazem parte da vida cultural de mais de 25 municípios paulistas. Outra atração foi o encontro de Reiada, celebração que reproduz a viagem dos Reis Magos à Belém em ocasião do nascimento de Jesus. Também no sábado, em comemoração ao “Dia Nacional do Samba”, grupos de samba de bumbo de Guarulhos se apresentaram.
O último dia do Festival foi marcado pelo cortejo do Congado Paulista, uma celebração religiosa que irá reunir 21 grupos de diferentes religiões de todo o estado em uma única celebração. A cerimônia contou com a presença do secretário estadual da Cultura José Luiz Penna e do secretário-adjunto Romildo Campello. O secretário Penna reafirmou que a cultura deve falar com todos e que por meio dela, poderemos construir um país melhor e mais justo.
Jantar com autoridades
Na noite de 6ª feria (01/12/2017), o curador Toninho Macedo recebeu autoridades em um jantar. Estiveram presentes o prefeito regional de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros – Dário José Barreto, o chefe de gabinete Samuel Machado, os assessores Carlos Alberto Farias, Waldir Mazzei de Carvalho, Rafael de Almeida Leitão e Nelson Marques.
O comando Norte da Guarda Civil Metropolitana e os comandantes das inspetorias Santana (Renato Sampaio) e Maria Guilherme (Geovane Bazilio), a presidente do Rotary Vila Guilherme Adria Giaccheri, Beto Freire (presidente da Associação dos Amigos do Parque da Vila Guilherme/Trote) e Ary de Araújo Júnior (presidente da Abaçai Cultura e Arte), entre outros convidados.
A população da Zona Norte se recusa a dar adeus ao Revelando. Todos desejam que seja um até breve.