sertanejas
O Grupo Teatral Máscaras de Quintal estreia “Reminiscências Sertanejas” com apresentações na Casa de Cultura Vila Guilherme-Casarão. O espetáculo teatral exalta a cultura nordestina ao narrar com poesia e sensibilidade histórias de pessoas que saíram do sertão do Brasil em busca de uma nova vida.
Os atores do espetáculo abrem as portas das suas memórias para apresentar a vida de quatro personagens. Faustina, Maria Dalva, Maria Bonita e Zé Bebelo. Eles vivem uma travessia interna e externa que os fazem narrar causos vividos no sertão, no asfalto e no mar. A peça, que também tem inspiração em relatos reais de familiares dos integrantes do grupo, refletem sobre a condição das travessias que fazemos no decorrer das nossas vidas.
São as histórias de quem deixou o sertão nordestino sonhando uma nova vida, em busca de melhores condições de vida. O público poderá acompanhar e conferir gratuitamente nos dias 24, 29 e 30 de outubro de 2022 (2ª feira, sábado e domingo), sempre às 20 horas.
“Reminiscências Sertanejas” parte da temática da ancestralidade dos próprios artistas do grupo, para se inspirar e narrar as histórias dos seus familiares. Com sensibilidade e poesia, o espetáculo conta com duas narrativas sobrepostas, sendo a primeira um recorte documental feito a partir de entrevistas com familiares e amigos; e, a segunda, a história do viajante que sai do sertão perpassando pelo asfalto e terminando seu trajeto no mar.
“Esses familiares e pessoas amigas que vieram do sertão fizeram o que chamamos de “a travessia”. E a sobreposição desta narrativa se dá com a história deste retirante, que migra do sertão com luta, suor, desaguando neste mar de sonhos e utopias”, comenta o grupo.
As ações fazem parte do projeto que foi contemplado no Edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Após o espetáculo, o público é surpreendido em uma instalação com diversos monóculos dependurados com fotos de familiares nordestinos e integrantes do grupo. Na época, era comum tirar fotos em lugares públicos da cidade para recordação ou no envio para parentes à distância.Os monóculos eram com fotos coloridas, com o maior sucesso.
Sobre o Máscaras de Quintal === É um grupo teatral da Zona Norte de São Paulo que iniciou a sua pesquisa em 2017 no Casa de Cultura da Vila Guilherme – Casarão. O grupo trabalha com a ideia do realismo fantástico aplicado à cena em conjunção com a perspectiva de um teatro popular. Sua primeira obra, “A Jornada de Aldonza – uma aventura Quixotesca“, contou com duas adaptações para o formato de vídeo-teatro no início de 2020, sendo selecionada para participar do Programa Cultura Presente da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. A obra foi exibida no Casarão da Vila Guilherme e na Casa de Cultura Hip Hop.
Ficha Técnica
Ficha Técnica: Elenco – Agatha Silva, Gustavo Santos, Katia Bocalon e Willian Rodrigues | Direção – Vanéssia Gomes | Assistência de Direção – Willian Rodrigues | Provocador Cênico – Osvaldo Pinheiro | Preparador Corporal – Sérgio Zanck | Direção Musical/Musicista – Mica Matos | Dramaturgia – Raffael Santos | Figurino – Mariana Morais | Cenário – Paula De Paoli e Alessandra Siqueira | Fotos – Jack Oliveira | Videomaker – Matheus Parizi | Designer – Roberta Giotto | Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini | Iluminação: Nicholas Matheus | Controller: Bruna Burkert | Produção – Máscaras de Quintal / Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini
Serviço
“Reminiscências Sertanejas”
- Apresentação: Máscaras de Quintal
- Local: Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão
- Endereço: Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme, São Paulo
- Informações/Telefone: (11) 3343-8966
- Datas: 24/10 – 2a.feira (20h00) e 29/30(sábado e domingo- 20 hs)
- Duração: 90 Minutos
- Ingressos: Grátis
- Classificação: 14 anos
<<Com apoio de informações/fonte:Assessoria de Imprensa Luciana Gandelini )