Recreio
da Redação DiárioZonaNorte
- COSAP era conhecido como Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) ou simplesmente Zoonoses
- No local acontecem adoções de animais e vários serviços até vacinações e castrações
A Prefeitura de São Paulo chega a 41a. edição do Programa Recreio nas Férias, que oferece três semanas de atividades recreativas e três refeições diárias para crianças e adolescentes, não apenas estudantes da rede municipal, outros membros da comunidade que se inscreveram. (Ver mais detalhes no final desta matéria).
Mas pela primeira vez acontece a participação da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) — Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, que está localizada em Santana, na Zona Norte, ao lado do Campo de Marte.
Até a próxima 6ª.feira (27/01/2023, a Cosap receberá cerca de 720 crianças de escolas municipais para atividades que incentivam a guarda responsável, o cuidado e a interação com os animais.
São crianças dos 4 aos 14 anos de idade. Dentro da proporcionalidade das quatro regiões da cidade caberia a cada uma delas 180 crianças. As atividades na Cosap foram divididas em nove dias e com participação de 18 turmas, sendo duas turmas por dia e que ficam de 2 a 3 horas na unidade. Cada turma possui 40 alunos.
Mas com a Zona Norte – que está subdivida em quatro subprefeituras (Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana / Tucuruvi/ Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros), foram selecionadas somente 80 crianças. (*)
E dos 15 Centros Educacionais Unificados (CEUs) programados, dois são da Zona Norte: Parque Novo Mundo (que já aconteceu no dia 20/01/2022) e Tremembé (acontece nesta 2ª.feira, 23/01/2023). O CEU Jaçanã não foi incluído.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, as crianças se inscreveram no programa e a seleção para participação na faixa etária (de 4 a 14 anos), para que todas fossem atendidas. Nas informações encaminhadas à Imprensa, “participam crianças de escolas de diversas regiões de São Paulo, como Paraisópolis, Capão Redondo, Alvarenga e Heliópolis”.
Nas visitas à Cosap, foram previstas quatro horas diárias de atividades, divididas entre o período da manhã e da tarde. Com a expectativa de receber 72 crianças por dia, divididas por faixa etária, colocando em prática dois programas educacionais promovidos de forma regular pela Cosap: o Superguardião e a Leitura. O primeiro com a proposta de ensinar guarda responsável e o segundo promovendo a socialização dos animais alojados, ensinando sobre o comportamento dos animais e estimula a leitura.
“A ideia é unir o Programa Recreio nas Férias com o Programa Escola Amiga dos Animais, desenvolvido pela Cosap. As crianças participam de atividades lúdicas que incentivam a guarda responsável e promovem a interação com nossos animais buscando despertar nos pequenos um olhar cuidadoso, com respeito e compaixão”, pondera Analy Xavier, coordenadora da Cosap.
Já a frase “Animais adoram crianças e crianças amam os animais”, foi proferida pela secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca, que interagiu com os animais, ao lado das crianças, em uma das visitas da semana passada.
Outras atividades fora da Cosap
Neste ano, segundo a Prefeitura de São Paulo, além das visitas à Cosap na Zona Norte, foram fechadas parcerias para receber as crianças e adolescentes participantes em outra etapa do Recreio nas Férias para passeios. Sem detalhes ou divulgação, o Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Casa Brasileira, Museu Afro Brasil, Zoológico de SP, Palácio do Governo, Assembleia Legislativa, Corinthians Sport Clube, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras, e outros.
O programa oferece apresentações culturais, contação de histórias, oficinas, jogos e brincadeiras diversas com brinquedos infláveis e outras atividades, ocupando os diversos espaços dos CEUs/Polos como: saguões, salas multiuso, biblioteca, quadras, entre outros. A previsão da Prefeitura de São Paulo é chegar no atendimento de 17 mil crianças e adolescentes nas férias.
O “Programa Recreio nas Férias” faz a contratação do transporte, que pode ser ônibus ou os veículos que fazem transporte escolar. E as ações oferecem atividades recreativas, esportivas e culturais durante todo o período das férias. A Prefeitura de São Paulo informou que esses passeios externos foram incluídos na programação, de 2ª. a 6ª. feira, das 9 às 16 horas, desde o dia 9 até o final deste mês.
<< Nota da Redação: Ver mais detalhes na matéria publicada em 01/11/2022, com o título ” Prefeitura promove “de graça” Recreio nas Férias 2023 com três semanas de atividades”, que mostra o programa “Recreio nas Férias˜. Mas sem referências às ações na Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) — Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos — clique aqui >>
(*) Zona Norte: Casa Verde / Cachoeirinha / Limão, Santana / Tucuruvi/ Mandaqui, Jaçanã / Tremembé e Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros. Já os distritos Freguesia do Ó / Brasilândia, Pirituba / Jaraguá / São Domingos e Perus / Anhanguera pertencem à Zona Noroeste.
<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-SECOM / Prefeitura de São Paulo >>