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RADAR Resorts Brasil 14ª edição: Panorama estratégico do turismo nacional

RADAR Resorts Brasil
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

A Resorts Brasil, em parceria com a STR, JLL e Senac São Paulo, divulga a 14ª edição do RADAR Resorts Brasil, que consolida os principais indicadores do setor em 2024. O estudo revela o desempenho dos resorts brasileiros, o impacto das condições econômicas e as perspectivas para a expansão do turismo nacional.

O Radar aponta que 2024 foi um ano desafiador para o segmento, com estabilidade na taxa de ocupação e receitas que acompanharam a correção inflacionária.

Segundo Marcelo Picka Van Roey, Presidente do Conselho da Resorts Brasil, a competitividade do setor exige inovação e estratégias voltadas ao consumidor: “Nosso desafio como segmento é manter os resorts em evidência para o consumidor de lazer e eventos. Para 2025, é fundamental traçar estratégias que coloquem o consumidor no centro, além de avançar nas agendas de ESG e inovação. A Resorts Brasil está atenta a esses movimentos e promoverá cinco eventos ao longo do ano voltados para gestores dos resorts, incentivando reflexões sobre os desafios do setor e dos negócios.”

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Estabilidade na ocupação e desafios de receita

Os dados da STR indicam que a taxa de ocupação dos resorts brasileiros em 2024 se manteve estável em 60%, sem variações significativas em relação aos anos anteriores. Esse cenário reflete a consolidação da demanda, mas impõe desafios na recuperação de receitas.

A análise do TrevPAR (Total Revenue per Available Room) e do TrevPOR (Total Revenue per Occupied Room) revela que, apesar do crescimento nominal das receitas, a inflação de 4,8% anulou os ganhos reais. Os resorts de interior conseguiram aumentar sua receita um pouco acima da inflação, enquanto os resorts de praia tiveram apenas uma correção de preços.

A sazonalidade continua sendo um fator determinante para o setor:

  • O 1º e 4º trimestres apresentaram um desempenho mais forte, impulsionados pelas férias e festas de fim de ano;
  • O 2º e 3º trimestres registraram maior desafio em demanda e receitas.
Crescimento da oferta de resorts e novas oportunidades

A pesquisa da JLL aponta que o mercado de resorts segue em evidência para novos investimentos, com 20 novos empreendimentos em desenvolvimento, totalizando 7.235 novos quartos até 2027.

Distribuição da oferta futura:

  • Nordeste: 9 resorts (3.256 quartos), sendo 8 deles com previsão de abertura até          2026;
  • Sudeste: 8 resorts (3.335 quartos), com destaque para 5 resorts litorâneos;
  • Sul: 3 resorts no interior (644 quartos), com previsão de abertura até 2027.

Atualmente, segundo o levantamento da JLL, o Brasil conta com 133 resorts ativos, totalizando 31.353 quartos, distribuídos em todas as regiões do país. Desses, 50% estão afiliados a redes hoteleiras, enquanto a outra metade é composta por empreendimentos independentes.

Impacto na economia e empregabilidade

O setor de resorts gera diretamente mais de 30 mil empregos, além de movimentar cadeias produtivas ligadas à gastronomia, turismo, entretenimento e serviços. A valorização do turismo doméstico contribui para gerar cada vez mais oportunidades de empregabilidade no setor, impulsionando o crescimento econômico de diversas regiões.

A alta do dólar, que encarece viagens internacionais para brasileiros, favorece a demanda por destinos nacionais. No entanto, custos operacionais elevados, impulsionados pelo aumento dos preços de alimentos e insumos, ainda representam um desafio para o setor.

Aviação: Recuperação e tendências para o turismo

O desempenho do setor aéreo influencia a movimentação turística em muitos resorts. Segundo dados da ANAC, o volume de passageiros domésticos em 2024 ainda não superou o volume de 2019. Com relação ao volume de passageiros internacionais, observamos que houve um crescimento em relação a 2019, especialmente puxado pela movimentação no terceiro e quarto trimestre do ano passado.

Sobre a Resorts Brasil

A Resorts Brasil é uma Associação sem fins lucrativos,  criada em 2001, que representa, desenvolve e promove os resorts brasileiros. Com mais de 75 associados – que totalizam mais de 20 mil quartos e geram 55 mil empregos diretos e indiretos e uma forte presença em todo o país, ela busca impulsionar o setor de turismo nacional, ajudando a ampliar a empregabilidade de mão de obra de cada local e geração de renda, a estimular a educação turística e incentivar a sustentabilidade regional.

A Resorts Brasil está comprometida nos próximos anos a desempenhar um papel transformador no turismo brasileiro, trabalhando com dedicação os temas de inovação e sustentabilidade que tornarão o setor cada vez mais atrativo e eficaz.

<com apoio de informações: Anagrama Comunicações e Eventos>

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