.
da Redação DiárioZonaNorte
Um pequeno prédio encravado em um trecho muito tranquilo do tradicional bairro paulistano do Bom Retiro, guarda entre suas paredes uma das melhores experiências gastronômicas da cidade de São Paulo: o Quinoa Restobar. Ali, uma cozinha autoral que honra as tradições do Peru, executada a perfeição, com ingredientes frescos, autênticos e sabores que não brigam entre si.
Um pedaço do Peru em São Paulo
No elegante salão de poucas mesas, ao som baixo e discreto da música latino-americana, a decoração reflete todo o esplendor do Peru e sua cultura, nas lembranças das ruínas de Macchu Picchu, da Cordilheira do Andes, da era dos Incas e dos conquistadores espanhóis…
Uma enorme pintura de parede chama a atenção, mostrando diversas situações e personagens da história peruana. As portas dos banheiros ostentam delicadas pinturas que tem a assinatura do pintor Wagner Santé e várias zampoñas (instrumento de música latinoamericana) dependuras em uma das paredes.
Na parede oposta, a reprodução de uma tapeçaria que homenageia as intrigantes linhas e geoglifos de Nazca, a cerca de 400 quilômetros de Lima. Pequenos e significantes detalhes das referências milenares e históricas do país, que refletem as saudades dos imigrantes e despertam a imaginação dos frequentadores.
De Arequipa para o Brasil
Andando de um lado ao outro, o atencioso Freddy Caceres, natural de Arequipa – a cidade considerada a Capital Gastronômica do Peru o ponto alto da cozinha típica peruana, que fica ao sul – próximo da fronteira com a Bolívia e distante mais de mil quilômetros da capital Lima, que chegou ao Brasil há mais de três décadas.
O Quinoa nasceu como um pequeno reduto peruano de apenas trinta metros quadrados. Quando a pandemia começou a ser controlada, o pequeno espaço expandiu-se e juntou aos cem metros quadrados do imóvel ao lado, transformado-se no que é hoje uma das melhores expressões da gastronomia peruana, na cidade de São Paulo.
Pessoas de todas as partes da cidade chegam ao Quinoa levadas pela fama do local e em busca do cardápio autoral, onde os ingredientes andinos brilham. O que não é importado dos Andes é produzido na casa.
Influências
A cozinha peruana vai além dos ceviches, que diga-se de passagem, no Quinoa Restobar é servido em cinco delicadas versões. Requintada, a gastronomia peruana é um mosaico de sabores, oriundo das influências de diversas nacionalidades presentes na colonização do país ao longo dos séculos: espanhóis, africanos, chineses, japoneses, italianos e franceses, podendo ser observadas no cardápio da casa.
“Temos a satisfação de servir bem e com o jeito peruano, sendo que quase tudo da cozinha é produzido e preparado aqui mesmo!”, orgulha-se Freddy. E complementa, “a quinoa vem de nosso país e aqui usamos para vários pratos e o nome de nosso RestoBar é uma homenagem à rica planta andina“.
Ingredientes andinos e técnica esmerada
Da cozinha do chef Santin Gutierrez – também natural de Arequipa, conterrâneo de Freddy e há cinco anos no Brasil, pratos que encantam pela apresentação impecável – onde a máxima “comemos primeiro com os olhos” é levada muito à sério -, de sabor envolvente, onde os ingredientes tradicionais da gastronomia peruana são valorizados por meio de modernas técnicas gastronômicas.
Atendimento cordial
No salão, o atencioso Jimmy e equipe recebem os clientes com hospitalidade ímpar, com o autêntico ar e jeito peruanos. Na mesa, o didático cardápio em QRCode, apresenta um mundo de possibilidades a serem exploradas e que certamente, necessitam de mais de uma visita ao restaurante para serem degustadas.
Drinks e Limonadas
A carta de drinks do Quinoa Restobar é robusta, onde o Pisco, um destilado de uvas e bebida nacional do Peru brilha! O Pisco Sour leva além do Pisco, limão, clara de ovo batida, com um toque amarguinho da angostura. O Chilcano também a base de Pisco, leva ginger-ale (que é soda com gengibre), limão, xarope da casa e toque de angostura. Imperdível o Daiquiri – uma bebida frozen cremosa à base de rum, limão e fruta (a escolha do cliente).
A viciante Limonada Chicha Morada – preparada com “maiz morado” – milho roxo peruano, com um toque de abacaxi, cravo e canela te leva da terra ao céu em segundos. Um sabor maravilhoso e surpreendente. Outra surpresa, a aromática Limonada de Chá Preto. Refrescante, com um toque de mel, canela e uma rodela de laranja seca.
Explosão de sabores
Em nossa visita, começamos com um fantástico Tartar de Salmão Nikkei con Crocante de Sagu. Muito leve e refrescante, a entrada é elaborada com salmão defumado em cubinhos, acevichado e agridoce, sobre uma crocante “telha” de sagu. Coma com as mãos, em dois bocados e sinta a textura e a explosão de sabores.
Em seguida, degustamos o Quinoto Novoandino – um delicado creme de quinoa com leite, queijo mussarela, queijo parmesão e o típico molho peruano “la huancaina”, escoltado por um generoso filet mignon grelhado no carvão e banhado em salsa de cogumelos (champinhon paris, shitake e heringe). A carne estava saborosa e no ponto correto, ficando divina ao ser envolvida com o creme de quinoa.
Sanduíches com pegada de alta gastronomia
Os pães artesanais utilizados nos sanduíches são produzidos na casa. Chegam a mesa frescos, crocantes e levemente dourados e são saborosíssimos! Provamos dois dos cinco sandubas do cardápio.
O Characato – uma panceta crocante e assada lentamente, muito bem temperada envolvida na salsa criolla andina (salada de cebolas roxas, tomates e hortelãs), molho da casa, na ciabata – acompanhado de tenras batatas doces fritas.
Já o Chimbombo é um delicioso filé de peixe crocante, avocatos, molho da casa elaborado com uma espécie de molho tartare preparado com ovos cozidos, cebolinhas finamente cortadas e pimentão), tomates, alface, também na ciabata e acompanhado de batatas fritas.
Cerveja de Quinoa
Para harmonizar com os sanduíches, fomos de cerveja Cuzqueña Quinua. De estilo Pilsner, ela é uma fruit beer com laranja, pêssego e sementes de quinoa, muito leve e refrescante, com teor alcóolico de 6,5%. A Cuzqueña também vai muito bem com os petiscos inspirados do cardápio.
Vegetarianos
O cardápio do Quinoa tem opções vegetarianas interessantes. O Chaufa de Quinoa Vegetariano é elaborado por um mix de quinoas andinas ao wok, flambadaos com brócolis, ervilhas toras, moyashi, champinon, shitake, pimentões vermelhos e o toque de molho teriak.
O Yakisoba Vegetariano é dos deuses… Preparado com macarrão fettuccine, flambado com um mix de legumes, cebolinhas, pimentões, brócolis, cebolas, ervilhas tortas, moyashi, shitake, champignon e molho orienta.
Por falar em fettuccine, assim como os pães, são elaborados artesanalmente na casa. Além do Yakisoba Vegetariano, se apresentam em três versões diferentes: Saltado, com Frutos do Mar ou A La Huancaina.
Confeitaria
Que agradável surpresa o cardápio de sobremesas do Quinoa. Artesanais e produzidas na casa, seduzem pelo visual e sabor. Encerramos a refeição com um delicado bolo com uma leve mousse de chocolate, massa branca e uma saborosa geléia de mangas.
Serviço
Quinoa Restobar
Site: www.quinoarestobar.com.br
Instagram @quinoarestobar
Endereço: R. Anhaia, 1034 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01130-000
Refeições no local e serviço de delivery:
Horário: De 3ª a 6ª feira das 12h às 15h30 e 18h30 às 22h
Sábado 12h às 22h e aos Domingos das 12h às 17h
Contato (11) 3224-0037, (11) 91203-2660