Tempo de Leitura: < 1 minuto
da Redação DiárioZonaNorte

 

Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, emitiu nesta 3ª feira (22/10/2024)  um alerta de segurança alimentar, referente a um surte de contaminação pela cepa E.Coli O157:H7 –  associado ao lanche Quarter Pounders do McDonald’s. 

Após o alerta do CDC, as ações em bolsa do McDonald’s (MCD; Nyse)registraram uma queda de 8% na Bolsa de Nova York

Casos

O sanduíche é o equivalente americano do Quarteirão, comercializado pela rede de fast-food no Brasil.  Foram registrados 49 casos em 10 estados americanos. Grande parte dos doentes residem no Colorado (27) e Nebraska (9). Dez destas pessoas foram hospitalizadas e um idoso no Colorado faleceu.

Os contaminados relataram ter comido hambúrgueres Quarter Pounder do McDonald’s. Técnicos do CDC apuram qual dos componentes do lanche – que leva carne bovina fresca e cebolas cruas fatiadas – originária de um único fornecedor que atende a três centros de distribuição da rede – e verduras em sua composição – está contaminado.

O McDonald’s retirou por iniciativa própria, os ingredientes suspeitos usados no Quarter Pounder nos estados afetados e, além disso, indisponibilizou o hambúrguer em alguns estados americanos não informados.

Sintomas
  • A maioria das pessoas infectadas com E. coli produtora de toxina Shiga apresentam cólicas estomacais intensas, diarreia (geralmente com sangue) e vômitos.
  • Os sintomas geralmente começam de 3 a 4 dias após a ingestão da bactéria.
  • A maioria das pessoas se recupera sem tratamento após 5 a 7 dias.
  • Algumas pessoas podem desenvolver problemas renais graves (síndrome hemolítico-urêmica, também chamada de SHU) e precisam ser hospitalizadas.

<com apoio de informações: Media Press CDC>

d

E.Coli McDonald’s – E.Coli McDonald’s –  E.Coli McDonald’s  – E.Coli McDonald’s  – E.Coli McDonald’s