Desde 6ª.feira passada (28/03/2025), a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon-SP, está em novo endereço e com postos avançados em Distritos Policiais, as delegacias da capital – além de endereços especiais.
Depois de 27 anos no antigo endereço na Barra Funda e agora com atendimento presencial, o novo prédio do Procon-SP agora está localizado na Rua Conselheiro Furtado, 503, no bairro da Liberdade – próximo da Estação Liberdade da Linha 1-Azul do Metrô.
Com mais de 7 mil metros quadrados, o local, além de acomodar todas as áreas do Procon-SP, volta a realizar atendimento presencial aos consumidores, sendo mais uma opção além dos postos avançados.
O Procon SP oferece ainda atendimento telefônico pelo número 151, que é disponibilizado somente para chamadas originadas no município de São Paulo, de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das das 9 às 15 horas.
A Zona Norte ainda não foi contemplada com os postos avançados, que estão em estudos com os Distritos Policiais, dependendo de acertos com a Policia Civil.
Mas os moradores da região do Jaçanã podem procurar o Centro de Integração da Cidadania — CIC NORTE, que está localizado à Rua Ari da Rocha Miranda, 36 – Jaçanã – Telefone (11) 2249-5384 – Atendimento: 3ª a 5ª feira , das 9 às 15 horas. (Em outras regiões da cidade mais atendimentos nos CICs)
Na entrada de Santana (Zona Norte), há um posto avançado na Universidade Zumbi dos Palmares – que fica ao lado do Clube de Esportes Tietê, na Av. Santos Dumont, 843 –com a Estação Armênia do Metrô da Linha 1-Azul, a mais próxima.
Postos avançados de atendimento na Capital — de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 8 às 18 hs:
- Brás – 8º DP – R. Sapucaí, 206
- Ponte Rasa – 24º DP – Av. São Miguel, 3551
- Campo Belo – -27º DP – R. Demóstenes, 407
- Jabaquara -35° DP – Av. Eng. George Corbisier, 322
- Pq São Lucas – 42º DP – Av. do Oratório,1588
- Guaianases – 44º DP – R. Salvador Gianetti, 386
- Itaim Paulista – 50º DP – R. Tibúrcio de Sousa, 760
- 78° DP – Jardins – R. Estados Unidos, 1608

O perfil dos consumidores
Encerrando as atividades do mês do consumidor, o Procon-SP realizou uma enquete para atualizar os dados de perfil dos consumidores que buscam o órgão para registrar uma reclamação.
Com isso, a Fundação deve adequar seus materiais de divulgação e calibrar suas palestras e demais atividades, para oferecer um conteúdo cada vez mais customizado para a população.
Além disso, as informações servirão também para um melhor direcionamento da divulgação das atividades, pesquisas, palestras e outras ações, considerando um dos tópicos da consulta, realizada no site do Procon-SP entre 22/01 e 07/02: como o consumidor tomou conhecimento da Fundação.
Avaliação dos serviços
Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP revelou que 59,61% dos consumidores já registraram reclamações na instituição, e 76,4% desses não tiveram dificuldades no processo.
Entretanto, apenas 22% conhecem as iniciativas de educação para o consumo oferecidas, como palestras e materiais informativos, apontando a necessidade de ampliar a divulgação.
O levantamento também traçou o perfil dos participantes: 58,40% são mulheres, e a maioria (85,10%) se identifica como cisgênero. A faixa etária predominante é entre 35 e 59 anos (48,11%). Em relação à renda, a maior parte tem ganhos de até dois salários mínimos.
Os dados também indicam diferenças na preferência pelo atendimento. Idosos (60 anos ou mais) buscam mais os postos presenciais, enquanto os mais jovens utilizam o site do Procon-SP.
O estudo, o segundo realizado pelo órgão desde 2006, teve 1.322 participantes, incluindo consumidores atendidos nos postos físicos e na plataforma online. Os resultados ajudarão a melhorar a comunicação e a acessibilidade das informações ao público.
- Rua Conselheiro Furtado, n.º 503 – Liberdade – SP
- Atendimento das 9h às 17h (necessário agendamento)
- Mais informações/site: clique aqui
- Veja o relatório na íntegra e outros dados com as análises e comparações – clique aqui.
<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa – Procon-SP / Ricardo Muza >>
Procon-SP Distritos Policiais Procon-SP Distritos Policiais Procon-SP Distritos Policiais Procon-SP Distritos Policiais