da Redação DiárioZonaNorte
O Biergarten Munique é um pedaço da Alemanha na Zona Norte de São Paulo. Prestes a completar 40 anos em atividade no Shopping Center Norte, sempre sob o comando do restauranter e chef de cozinha Arno Van Enck, a cervejaria foi a primeira no Brasil a instalar-se dentro de um shopping center. Em 2020, inaugurou uma segunda unidade na Avenida Engenheiro Caetano Alvares nº 5444, no trecho do bairro do Imirim – com o mesmo DNA da casa mãe.
Em seu bar, 16 torneiras de chopp e uma carta especial de cervejas. Entre os estilos na pressão, na temperatura e frescor corretos, você encontra o Paulaner – importado da Alemanha com exclusividade para o Brasil pela Casa Flora Importadora, disponível nos estilos Lager, Salvator, Weissbier – fazem a alegria dos cervejeiros de plantão.
A Cervejaria Paulaner tem mais de 300 anos de história produzindo cerveja seguindo a Lei de Pureza da Baviera. Datada de 1.516, ela determina que a cerveja deve conter apenas quatro ingredientes: malte, lúpulo, água e levedura. Todas os 15 estilos de cerveja produzidos pela Paulaner usam, em proporções diferenciadas, esses quatro elementos.
São Paulo Oktoberfest
Em nossa visita ao Biergarten Munique fomos recepcionados por Arno Van Enck – na companhia de Marcos Schiavo (Executivo de Vendas da Casa Flora Importadora), Elizabete Almeida (Anagrama Comunicações e Eventos), Aline Medeiros (sommelier de cervejas) e do jornalista Leonardo Millen para uma comemoração especialíssima: a Paulaner passa a ser uma das cervejas oficiais da São Paulo Oktoberfest entre os dias 6 e 22 de outubro no Complexo do Ginásio do Ibirapuera.
Boteco Alemão
Recentemente, o Biergarten Munique lançou um novo cardápio de petiscos – idealizado por Arno Van Enck e executados pelo chef Beto Skliutas, líder da equipe de cozinha da unidade do Center Norte. As porções e tábuas de frios são feitas para compartilhar e resgatam os sabores marcantes da culinária alemã. Todas as opções conversam muito bem com as cartas de cervejas e drinks.
O Curry Wurst é considerada uma “street food” (comida de rua) de Berlim e consiste em duas saborosas Bratwurst (salsichas brancas) com molho elaborado a base de tomate, carne, catchup e curry, acompanhado de batatas rústicas frita.
Para a turma do “inho” – como o saudoso Caio de Alcantra Machado, os bolinhos do Biergarten Munique são viciantes. Entre as novidades, a mini coxa creme, o croquete de joelho de porco, o mini boleco (versão alemã do paulistano bolovo) – carne bem temperada envolvendo um ovo de codorna, empanada e frita. Ainda no terreno dos “inhos” os também saborosos bolinho de bacalhau, feijoada e carne.
Outra novidade é o Rollmop – rolinhos de sardinha recheados com picles curtidos no creme azedo, escoltados por fatias de pão preto. De sabor marcante, são muito saborosos.
Imperdível também o delicado tartar de salmões fresco e defumado, com alcaparras, cebolas roxas e pepinos em conserva milimetricamente picados, sobre uma cama de palmitos tenros com cream-cheese. O prato é escoltado por um buquê de crocantes folhas verdes e nabos. Um toque de limão siciliano, acrescentou todo um frescor. O tartar também apareceu no formato de canapés, fazendo dupla com os canapés de carpácio.
Para acompanhar o Curry Wurst, os novos bolinhos do cardápio, os rollmops e o tartar de salmões, escolhemos a Paulaner Hefe-Weissbier, considerada uma das melhores cervejas de trigo do mundo, leve e de fácil digestão. Com um sutil amargor, não filtrada e de cor amarelo turvo, com um teor alcoólico de 5,5% e possui o clássico aroma do estilo Weiss de cravo e banana.
O Eisbein Mit Sauerkraut é um tenro joelho de porco na versão frita, escoltado com chucrute e batatas. Já na versão Chucrute Garnie, o prato recebe além do eisbein, kassler, salsicha Bock, salsicha Bratwurst, salsicha Viena, chucrute e batatas cozidas.
Para harmonizar, a cerveja escolhida foi a Paulaner Münchener Hell, com uma aparência límpida, coloração de um amarela escuro e brilhante, é produzida com lúpulo fino e aromático, leveduras exclusivas e malte de cevada. Com um amargor baixo e um aroma que lembra malte, biscoito e pão.
Muito gostosa a seleção de salsichas típicas alemãs com crocantes pedaços de torresmo e kassler defumado (carré de porco), acompanhadas de trio de mostardas.
Encerramos a noite com uma sobremesa, que apesar de ter origem austríaca, é popularíssima: o apfelstrudel. No Munique, ele se apresenta em uma crocante massa folhada, envolvendo um recheio de maçãs, canela, uvas passas e açúcar, doce na medida certa, acompanhado de creme chantilly e sorvete.
Para harmonizar escolhemos a Paulaner Salvator Doppelbock, primeira cerveja da Paulaner fabricada pelos monges para consumo durante o jejum da Quaresma, por isso ganhou o apelido de “pão líquido”. Ela vai muito bem com sobremesas e com chocolate.
Música
Todas as quintas e sextas-feiras, o happy hour do Biegarten Munique apresenta música ao vivo da melhor qualidade, com estilos variados – jazz, rock, blues. No dia de nossa visita, o incrível American Trio animou a noite com sucessos pop rock.40
40 40 40
Serviço:
- ? Tv. Casalbuono, 120 – 404 – Shopping Center Norte – Vila Guilherme
- ?? (11) 2252 2126 ? 2a. a domingo das 12h às 23
- ? Av. Engenheiro Caetano Álvares n. 5444 – Imirim
- ?? (11) 2972 3504
- ? 2a. a 6a das 17h às 23h – sábados das 12h às 23h e domingo das 12h às 17h