portal SP156
- Quantidade de serviços digitais foi ampliada desde março de 2020, com 152 novas opções.
- Processo gerou economia de R$ 3,3 milhões para a Prefeitura de São Paulo nos últimos dois anos
Trabalhando para desburocratizar a vida da população que vive na capital, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza atualmente mais de 560 serviços digitais no portal SP156. Desse total, 152 serviços foram inseridos na plataforma desde março de 2020.
A iniciativa faz parte da transformação digital promovida pela administração municipal que visa ampliar o acesso aos serviços públicos por meio dos canais SP156 e aproximar sociedade e governo por meio do design de serviços co-construído.
O trabalho de modernização digital vem sendo intensificado ao longo dos anos e busca, cada vez mais, incluir a experiência do cidadão como foco do processo. Em 2019 foi realizado um projeto de reestruturação da arquitetura de informação do portal SP156 juntos aos munícipes da cidade de São Paulo, no qual as informações passaram a ser apresentadas por uma lógica de tema, assunto e serviço público.
Além da arquitetura de informações, há uma guia Serviços Online (clique aqui) no Portal SP156 que facilita o encontro de informação referente a todos os serviços digitais disponíveis.
Para que um novo serviço seja disponibilizado de forma digital no portal SP156, a equipe técnica realiza um levantamento de informações como impacto do serviço público na sociedade, valor entregue aos cidadãos, necessidade de simplificação e desburocratização do processo, necessidade de redesenhar o serviço centrado no usuário e necessidade de expansão dos canais de atendimento.
Após definição do serviço que será transformado, a equipe de digitalização inicia a elaboração da jornada do cidadão, mapeamento do fluxo de ponta a ponta, design do serviço de forma simples e intuitiva, prototipação do serviço e testes com cidadãos público-alvo, capacitação dos servidores e implantação do novo processo.
A relação de todos os serviços digitais disponíveis no Portal SP156 pode ser acessada clicando aqui e a lista com as 152 novas opções pode ser visualizada aqui.
Os serviços digitais na plataforma SP156 possuem diferentes necessidades de requisitos, ou seja, existem serviços que permitem solicitações anônimas, como a Denúncia LGBTFOBIA, e serviços que permitem ao usuário realizar solicitações mediante inserção de CPF ou CNPJ.
Para os casos em que há exigência de CPF ou CNPJ, o cidadão/empresa deve possuir cadastro na plataforma. Por exemplo, o serviço castrar cães e gatos gratuitamente só pode ser solicitado mediante cadastro na plataforma.
Para realizar o cadastro no Portal SP 156 o cidadão/empresa precisa acessar a guia “CADASTRAR”que existe dentro da plataforma, preencher os dados de cadastro informando nome completo ou razão social, e-mail, número telefônico, endereço residencial ou comercial. O portal também permite a realização de cadastro por pessoas físicas, jurídicas ou estrangeiras.
Serviços mais solicitados do Portal SP156
O último levantamento feito entre os meses de julho e setembro de 2021 aponta que 54% das solicitações estão concentradas nos 10 serviços mais solicitados, conforme listados abaixo:
1. Senha web – desbloqueio on-line para MEI, Empresário Individual e Pessoa Física
2. Renda Básica Emergencial – Consultar Situação do Benefício
3. Serviço Especializado de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua – SEAS
4. Tapa buraco
5. Castrar cães e gatos gratuitamente
6. Cartão de Estacionamento Idoso
7. Programa Bolsa família – Consultar Situação de Benefício
8. Árvore – Solicitar avaliação em calçadas e praças para fins de poda ou remoção
9. Remoção de grandes objetos em vias públicas
10. Reclamação
Descomplica Digital
Todos os serviços digitais do portal SP156também podem ser realizados de maneira presencial nas unidades do Descomplica SP, com o atendimento Descomplica Digital, utilizando os equipamentos e a internet, além de contar com o apoio de um atendente.
Trata-se de um espaço de cidadania digital dentro das unidades do Descomplica SP, para conhecer, aprender e acessar serviços eletrônicos. Os atendentes são capacitados para entender a necessidade, identificar o serviço correspondente e ajudar o cidadão a realizar cada etapa do serviço digital.
Descomplica/Subprefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui
- Endereço: Av. Tucuruvi, 808
- Telefone: (11) 2987.3844
- Horário de funcionamento: 2ª feira a 6ª feira, das 08 às 17 horas
- E-mail: [email protected]
- Página com informações/serviços: clique aqui
Descomplica/Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros
- Endereço: Rua General mendes, 111 – Vila Maria Alta
- Telefone: (11) 2967.8087 / 8191
- Horário de funcionamento: 2ª feira a 6ª feira, das 08h às 17 horas
- E-mail: [email protected]
- Página com informações/serviços: clique aqui
<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Secom-PMSP>>