Home Cotidiano Prefeitura de SP autoriza atendimento presencial de 100% nas creches

Prefeitura de SP autoriza atendimento presencial de 100% nas creches

creches
Tempo de Leitura: 2 minutos

creches

  • Protocolos sanitários seguem sendo adotados como medidas de segurança
  • O retorno presencial ainda é facultativo, a critério dos pais ou responsáveis

A Prefeitura de São Paulo anunciou na manhã deste domingo (29/08/2021) a autorização para que as creches e unidades escolares que atendem bebês e crianças de 0 a 3 anos, nas redes públicas e privadas na capital, retomem o atendimento presencial de 100% a partir do dia 8 de setembro.

A ampliação ocorre embasada pelas decisões das autoridades de saúde e da vigilância sanitária, que garantem a segurança da medida.

Desde o dia 2 de agosto, o limite de atendimento das escolas foi ampliado de acordo com sua capacidade física, respeitando o distanciamento de um metro entre um aluno e outro. A exceção ficou por conta das creches que estavam autorizadas a atender até 60% das crianças, sem esquema de revezamento.

Todavia, as escolas devem garantir o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção, como uso de máscaras, álcool gel, e higienização dos ambientes.

A recomendação é para que as pessoas com qualquer sintoma de Covid-19 sigam os protocolos já definidos. Já os estudantes que compõem o grupo de risco deverão permanecer em atendimento remoto.

O retorno presencial ainda é facultativo, a critério dos pais ou responsáveis, desde que se comprometam com as resoluções das atividades de forma remota, enquanto durar o período de emergência ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, de acordo com a Lei número 17.437, de 12 de agosto de 2020.

Atendimento nas unidades

As Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs e escolas de ensino fundamental unidades continuam autorizadas a atender os estudantes em sua totalidade, de acordo com a sua capacidade, desde que mantenham o distanciamento de 1 metro entre um aluno e outro, de acordo com as regras do Governo do Estado de SP. As unidades também podem adotar sistema de revezamento semanal em no máximo duas turmas para atendimento dos estudantes. Todos os protocolos de segurança e prevenção estão mantidos.

Rede municipal

A rede municipal de São Paulo possui 345 mil bebês e crianças matriculados em 2,8 mil unidades escolares. Eles são acolhidos com atividades que fortalecem a constituição dos vínculos, além de garantir a oferta de situações de aprendizagem de acordo com o Currículo da Cidade.

As EMEI´s e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) da capital podem atender presencialmente os estudantes em sua totalidade desde que haja o distanciamento de um metro entre um aluno e outro. A rede municipal possui 235 mil estuda ntes matriculados nas EMEI´S e 425,9 mil alunos de ensino fundamental e médio. <<com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP>>


d

creches creches creches creches