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Prefeitura de S.Paulo aperta o cerco: multa para descarte de entulho vai até R$ 25 mil

Material descartado na calçada
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  • Aumento está previsto em PL enviado à Câmara para coibir ação criminosa;
  • As construtoras descartam resíduos de obras em vias públicas;
  • Um dos problemas das enchentes é o descarte de entulho.

A Prefeitura de São Paulo enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei (PL) que aumenta de R$ 500 para R$ 25 mil a multa para quem depositar entulho, terra e resíduos de massa maior que 50 quilos em áreas e logradores públicos, como ruas e avenidas.

O PL estabelece aumento nas multas também para outras infrações, como acumular resíduos sólidos domiciliares em locais não autorizados pelo Poder Público (passando de R$ 50,00 para R$ 2 mil), entre outras (a relação completa está abaixo).

O objetivo do PL é evitar condutas que podem causar maiores danos à saúde da população, atrapalhem o trabalho de limpeza pública e foi pensado como forma educativa de conscientização para um problema que se agrava cada vez mais na cidade.

O PL prevê também aumento das multas para quem não realiza a devida limpeza de uma obra, depois de finalizada, passando de R$ 50,00 para R$ 2 mil por dia. Já para quem deposita resíduos nos chamados “bota-fora”, encostas, corpos de água, lotes vagos, passeios, vias e outras áreas públicas e em áreas protegidas por Lei, a multa passa dos atuais R$ 500,00 para R$ 25 mil por dia.

“Não é possível que atitudes de pessoas irresponsáveis comprometam a vida de toda uma cidade”, afirma o prefeito da cidade de São Paulo. “Em épocas de chuvas, como a que estamos passando, o problema se agrava enormemente com os entulhos e lixos depositados irregularmente, que acabam entupindo bueiros e córregos atrapalhando a vida de todos os munícipes”.

O PL foi enviado à Câmara Municipal de São Paulo e agora deverá passar pela apreciação das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Administração Pública. A expectativa do executivo é que isso aconteça na próxima semana e já seja submetida à primeira votação. Depois disso ocorrerão duas audiências públicas e o PL vai à segunda votação, o que deve acontecer até o final deste mês.

De acordo com o líder do governo na Câmara Municipal de São Paulo, vereador Fábio Riva (PSDB), a aprovação deste PL será tratada com prioridade pela Casa, dada a gravidade da situação.

“É mais que urgente punir com mais rigor quem contribui de maneira criminosa como a agravamento das enchentes, por meio de descarta irregular”, afirma o vereador.  “Principalmente no caso de grandes obras geradoras de entulhos, que muitas vezes são descartados irregularmente e acabam em córregos e bueiros”.

Abaixo a relação de todas aa infrações que terão aumento nas multas:
Fato constitutivo/atual proposta

  • Acúmulo de resíduos sólidos domiciliares em locais não autorizados pelo Poder Público – – R$ 50,00/R$ 2.000,00
  • Acondicionamento de materiais explosivos, tóxicos ou perfurantes,não protegidos por invólucros – – R$ 400,00/R$ 1.500,00
  • Uso e instalação de incinerador para queima de resíduos quando não permitidos por legislação própria – – R$ 500,00/R$ 2.000,00
  • A Limpeza do local devera ser concluída após a conclusão da obra – – R$ 50,00 dia/R$ 2.000,00 dia
  • Depositar quaisquer materias e objetos em áreas e logradouros públicos –  R$ 500,00/R$ 3.000,00
  • Depositar entulho, terra e resíduos de massas maior que 50Kg em áreas e logradouros públicos – – R$ 500,00 dia/R$ 25.000,00
  • Veículos por mais de 5 dias consecutivos ou material de construção por mais de 2 dias consecutivos – – R$ 25.000,00
  • Lançar ou atirar Resíduos em área ou logradouro público – – R$ 500,00/R$ 2.000,00
  • Por despejar água servida/tinta/óleo na via publica –  R$ 500,00/R$ 2.000,00
  • Morador ou responsável não proceder a limpeza da via durante carga ou descarga (Apreensão) – – R$ 750,00/R$ 3.000,00
  • Proibido depositar ou lançar detritos, animais mortos, mobiliário usado, ou qualquer outro tipo de material em via pública/bueiros/corregos – – R$ 500,00/R$ 2.500,00
  • Proibido colar, pichar, colar cartazes em logradouros públicos – – R$ 500,00/R$ 1.500,00
  • Obstrução das vias pluviais com material de qualquer natureza – -R$ 500,00/R$10.000,00*
  • Atear fogo ao lixo — R$ 250,00/R$ 1.500,00
  • Depositar residuos em “bota fora”, encostas, corpos d’água, lotes vagos, em passeios, vias e outras áreas públicas e em áreas protegidas por lei –  R$ 500,00 dia/R$ 25.000,00 dia
  • Depositar resíduos de obras em área pública sem autorização –  R$ 500,00 dia/R$ 3000,00/dia
  • Transporte de resíduos causando derramamento na via –  R$ 750,00/R$ 3.000,00

<<Com apoio de informações/fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo >>

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