A dinamarquesa LEGO completou em 2020, 88 anos de existência. Só este ano, mais de 400 milhões de crianças e adultos irão brincar com os blocos de montar fabricados pela empresa.
Mais de 2 milhões de peças são produzidas por dia, o que corresponde a 33.824 peças a cada minuto ou 564 a cada segundo. São 2.200 tipos diferentes de peças. Em média, há 62 peças para cada pessoa na terra e cerca de 400 bilhões foram produzidas desde 1949.
Brincar bem
O nome LEGO é a abreviação de duas palavras dinamarquesas ‘leg godt’, que significa ‘brincar bem’.
Fundado em 1932 por Ole Kirk Christiansen, um carpinteiro viúvo, com quatro filhos e falido, a LEGO passou de uma pequena oficina de carpintaria a uma moderna operação global presente em mais de 130 países.
Os brinquedos tem sua concepção e desenvolvimento na sede da LEGO, em Billund (Dinamarca). No centro criativo mais de 120 designers de 15 nacionalidades diferentes, oriundos de escolas de design ou arte em vários países do mundo, encantam adultos e crianças com suas criações.
Os blocos de montar LEGO são geniais, por possibilitar infinitas combinações das peças e estimularem as crianças a usarem a sua imaginação e a explorarem seu próprio universo criativo.
Milhares de peças podem ser facilmente combinadas de inúmeras maneiras e também rapidamente desmontadas. Quanto mais peças LEGO você tiver, mais fértil sua criatividade pode se tornar.
Desenvolvendo competências
Uma criança que brinca com LEGO, enquanto passa por diferentes estágios de crescimento, tem sua criatividade estimulada, a coordenação motora desenvolvida, adquirem raciocínio lógico, imaginação e habilidades para solucionar problemas.
Anos mais tarde, essa criança se transforma em um adulto que apresenta naturalmente as seguintes competências:
- Capacidade de Planejamento
- Habilidade em ver o cenário como um todo
- Capacidade de trabalhar de forma virtual
- Comunicação clara e precisa
- Multitarefas
- Iniciativa de ação e decisão
- Facilidade em ouvir, processar e compreender contextos de mensagens
- Liderança emergencial
- Facilidade em construir relacionamentos interpessoais
- Habilidade em lidar com ambigüidades
- Autocontrole emocional