da Redação DiárioZonaNorte
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, a partir da próxima 2ª feira (03/05/2021), onze vias da Zona Norte de São Paulo, terão suas velocidades reduzidas para 40 km/h. As vias receberam faixas e banners alertando motoristas e usuários sobre as mudanças e algumas já receberam a nova sinalização viária.
Veja quais ruas terão velocidade reduzida (em ordem alfabética de bairro):
Velocidade x Segurança
A velocidade é um dos principais fatores de risco no trânsito e a medida busca melhorar a segurança dos usuários mais vulneráveis do sistema viário, pedestres e ciclistas, buscando a convivência pacífica e a redução de acidentes e atropelamentos na área.
Um pedestre ou ciclista atingido por um carro a 50 km/h tem 15% de chance de sobreviver – se o carro estiver a 30 km/h, a chance sobre para 90%.
As regiões que recebem o tratamento de Área 40 concentram grande volume de pedestres, sendo necessárias velocidades menores para promover condições seguras e confortáveis de circulação a tais usuários, que ainda representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo. A Região Central foi a primeira a receber esta operação.
Em 2016, na gestão Fernando Haddad, a cidade de São Paulo reduziu a velocidade das Marginais para 50 km/h e hoje é uma das capitais com menor índice de fatalidades no trânsito no Brasil (6,2 mortes/100.000 habitantes). Os dados são do Relatório Anual de Acidentes de Trânsito de 2019, elaborado todos os anos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).