Mesmo com o otimismo, desafios como inflação, desigualdade social, os brasileiros seguem como preocupações que podem impactar o novo ano.
Uma pesquisa conduzida pela empresa especializada Ipsos (*) foi conduzida entre 25 de outubro e 8 de novembro de 2024 com a participação de 23.721 adultos entre 18 e 74 anos de 33 países
Os dados revelam dados sobre a expectativa e percepção global para o ano de 2025. . Para países como Brasil, Austrália, Canadá, França, Alemanha e outros, cerca de 1000 pessoas foram entrevistadas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
Expectativa positiva sobre o futuro
O levantamento revela que 79% dos brasileiros acreditam que 2025 será um ano mais promissor que o atual, um índice que supera a média global de 71% e demonstra confiança em um cenário mais positivo.
Além disso, 60% dos brasileiros concordam com a afirmação de que “a economia global será mais forte em 2025 do que em 2024”, um percentual também superior à média global, sendo de 51%.
Outro dado relevante é que 82% dos brasileiros pretendem estabelecer resoluções pessoais para o próximo ano, uma taxa que também supera a média global, com 75%.
Esse comportamento reforça a disposição da população em buscar mudanças e melhorias em suas vidas, mesmo diante de um cenário ainda incerto.
Confiança na economia e consumo
A alta de preços, inflação e taxas de juros são pontos bastante na percepção dos entrevistados. 73% dos brasileiros acreditam que, de modo geral, os preços de produtos e serviços vão aumentar muito mais do que a renda das pessoas.
72% acreditam que num 2025 com taxas de juros maiores que o ano atual, e 67% creem que inflação será mais alta no próximo ano, o que sinaliza uma percepção de desafios persistentes no controle do custo de vida.
Saúde e bem-estar em destaque
A pesquisa revelou otimismo significativo com relação à saúde. Enquanto 81% dos brasileiros acreditam que sua saúde física será melhor em 2025, 79% compartilham a mesma perspectiva para a saúde mental.
Esse pensamento positivo pode estar ligado a iniciativas voltadas para hábitos mais saudáveis e ao acesso crescente a serviços de saúde, embora questões como desigualdade no atendimento e aumento de doenças crônicas ainda sejam desafios importantes.
Perspectivas para o meio ambiente e tecnologia
Embora os brasileiros se mostrem otimistas em várias frentes, preocupações sobre mudanças climáticas e o impacto da tecnologia permanecem relevantes.
80% das pessoas no Brasil acreditam que a temperatura continuará a subir, perspectiva igual à média global. Já 74% acreditam que viveremos situações climáticas extremas no ano de 2025 e 57% dizem que algumas partes do país se tonarão inabitáveis por conta de eventos climáticos.
Com relação aos avanços tecnológicos, 68% das pessoas no Brasil responderam que a inteligência artificial poderá gerar perda de empregos no país.
Por outro lado, 46% dizem que a Inteligência Artificial (IA) ajudará a criar novas profissões que ainda não existem, tendo também um aspecto positivo na percepção das pessoas, evidenciando o equilíbrio delicado entre progresso e desafios sociais.
O 2024 que passou
Segundo o levantamento, o ano de 2024 foi desafiador para muitos brasileiros. 65% da população brasileira avaliou o período de 2024 como ruim para o país e 53% como um ano ruim para si e suas famílias. Em ambas as perguntas, a percepção brasileira está alinha às médias globais —, 65% e 51%, respectivamente.
Apesar da visão mais crítica da maioria dos brasileiros ao ano que está acabando, a população demonstra esperança em relação ao futuro, destacando-se no otimismo em diversas áreas para 2025.
A pesquisa ainda mostra que a polarização deve continuar sendo uma pauta recorrente. 62% dos brasileiros não acreditam que as pessoas serão mais tolerantes com visões diferentes.
(*) Ipsos ou Instituto Ipsos (em francês: Institut Public de Sondage d’Opinion Secteur) é uma empresa multinacional de pesquisa e consultoria de mercado com sede em Paris, França. A empresa foi fundada em 1975 por Didier Truchot, presidente da empresa.
<< Com apoio de informações/fonte: Giusti Comunicação / Hanna Barros >>
2025 promissor – 2025 promissor – 2025 promissor – 2025 promissor – 2025 promissor