da Redação DiárioZonaNorte
- Tatuzão teria atingido adutora da Sabesp e fez com que o túnel escavado inundasse
- Parte do asfalto da Marginal Tietê cedeu
- Três faixas da pista, sentido Ayrton Senna estão interditadas
Parte da obra da Linha 6-Laranja do Metrô desmoronou na manhã desta 3ª feira (01/02/2022), na região do Piqueri – cerca de 500 metros da ponte do Piqueri – sentido Rodovia Ayrton Senna.
As imagens captadas pelo helicóptero da Globonews, mostram que a construção entrou em colapso por volta das 09h e rompeu, sendo invadida pelas águas do leito do Rio Tietê, formando uma cratera que engoliu o asfalto. Não há registro de vítimas fatais.
Tubulação perfurada
O Corpo de Bombeiros foi acionado e, informações preliminares indicam que a tuneladora – equipamento conhecido como “tatuzão” – usada nas escavações do túnel no trecho sentido sul, entre as estações Santa Marina e São Joaquim teria perfurado um encanamento da Sabesp, fazendo com que o túnel escavado se inundasse. A concessionária já foi acionada.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, dois funcionários foram atingidos pela água poluída do Rio Tietê, sendo retirados e encaminhados ao Pronto-Socorro, por precaução.
Imagens do helicóptero da Globonews mostram que a cratera aumentou de tamanho, desde o momento do acidente.
Três faixas da Marginal Tietê foram totalmente bloqueadas e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orientam os motoristas no local.
A tuneladora que percorrerá o trecho sul da obra pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,61 metros. Ela pode perfurar aproximadamente 12 metros por dia.
A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem e esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. São necessárias 45 pessoas para operar a tuneladora. Atualmente, as obras da Linha 6-Laranja do Metrô contam com 19 frentes de trabalho simultâneas.
A Linha 6-Laranja do Metrô terá 15,3 km e ligará a Brasilândia e Freguesia do Ó à região central de São Paulo, atendendo mais de 630 mil passageiros por dia. O trajeto será feito em até 23 minutos – atualmente, o tempo médio é de 1h30 por meio de ônibus
As obras ficaram paralisadas por quatro anos. Em 2020, o Grupo Espanhol Acciona assumiu a execução do Contrato de Concessão Patrocinada, celebrado em 18/12/2013 entre o Governo do Estado de São Paulo e o consórcio Move São Paulo.