homem ideal
<< Crítica >> == por Aguinaldo Gabarrão (*)
Qual é a pessoa dos seus sonhos para que você seja feliz? Esta é uma das perguntas possíveis para quem for assistir a esta boa comédia romântica, dirigida por Maria Schrader (Stefan Zweig – Adeus, Europa – 2016), baseada no conto homônimo de Emma Braslavsky.
A antropóloga Alma (Maren Eggert) a fim de obter fundos de pesquisa para seus estudos, aceita participar de um experimento inusitado: ter o seu cérebro escaneado para que estas informações sirvam para programar Tom (Dan Stevens), um robô humanoide, que será seu parceiro dos sonhos por três semanas. Mas será que a felicidade pode ser programada artificialmente?
A ideia do relacionamento entre seres humanos e máquinas no cinema já vem de longa data. Em Metrópolis (1927) o cientista Rotwang cria um robô para cultuar a memória de sua amada. Já em O Homem Bicentenário (1999), interpretado por Robin Williams, um robô conquista a sua humanização. Mas Schrader que assina o roteiro com Jan Schomburg toca com elegância e sem cair na pieguice, em questões que permeiam a busca pela felicidade.
Assista ao trailer do filme – clique na imagem abaixo:
O que nos torna felizes?
É adequado ou aceitável buscar uma pessoa que possua as qualidades ideais que se pode admirar ou querer? É isso que nos torna felizes? A personagem Alma é uma antropóloga absorvida em seu trabalho para decifrar escritas antigas, mas é incapaz de perceber os códigos emocionais do seu coração.
Incomodada com a perfeição cibernética de Tom, ela passa a questionar a validade de seu relacionamento com o humanoide, e este serve como um terapeuta a dirigir-lhe perguntas absolutamente objetivas que desestruturam as crenças limitantes de Alma.
O charmoso ator britânico Dan Stevens (Tom) imprime sutileza ao seu humanoide, sem cair na armadilha fácil do clichê e Maren Eggert (Alma), ganhadora do Urso de Prata de Melhor Atriz por este trabalho, tem um time maravilhoso para a comédia, mesclado com momentos de introspecção da personagem.
Indicado para ser o representante da Alemanha ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, “O Homem Ideal” entrega ao público muito mais do que se pode esperar do título.
Serviço
O HOMEM IDEAL
- Título Original: Ich bin dein Mensc (I´m your man)
- Gênero: Comédia Romântica, Ficção Científic
- País: Alemanha
- Ano Produção: 2021
- Classificação: 14 anos
- Duração: 108 minutos
Ficha técnica
- Elenco: Maren Eggert, Sandra Hüller, Dan Stevens, Jürgen Tarrach, Karolin Oesterling, Marlene-Sophie Haagen, Hans Löw, Inga Busch
- Direção: Maria Schrader
- Roteiro: Jan Schomburg, Maria Schrader
- Produção: Lisa Blumenberg
- Produção Executiva: Maria Schrader, Dan Stevens
- Direção de Fotografia: Benedict Neuenfels
- Designer de Produção: Cora Pratz
- Trilha Sonora: Tobias Wagner
- Montagem: Hansjörg WeiBbrich
- Distribuição: Diamond Films.
(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte
Álbum/portifólio – clique na imagem para expandí-la: