Home Cultura O filme “O Convento” utiliza fórmulas do terror clássico, sem cair na...

O filme “O Convento” utiliza fórmulas do terror clássico, sem cair na mesmice

Tempo de Leitura: 3 minutos

convento

por Aguinaldo Gabarrão (*)

conventoÉ quase certo que se você, leitor deste DiárioZonaNorte, resolver assistir a um filme de terror, irá se deparar na telona com aparições fantasmagóricas bem bagaceiras, na tentativa de fazê-lo pular na cadeira. Assim tem sido nestes últimos anos com boa parte dos filmes deste gênero.

Mas O Convento, do diretor Christopher Smith, que assina o roteiro juntamente com Laurie Cook, foge dessa fórmula batida, típica de história mal escrita. Eles optam por usar princípios clássicos do gênero e não temem em construir personagens contraditórias, que possam trocar os papéis e confundir quem é do bem e do mal.

Além disso, escolheram um tom mais contemporâneo, ao trazer a visão cética e científica da médica oftalmologista Grace (interpretada por Jena Malone), em oposição à crença religiosa.

convento

Atmosfera medieval

Ela recebe a notícia da morte do irmão, conhecido como padre Miguel (Steffan Cennydd). Inconformada, resolve ir até o convento e se depara com religiosos que moram naquele lugar e que parecem pouco inclinados a dizerem a verdade. E na medida em que resolve assumir para si o compromisso de descobrir o que realmente aconteceu, um conjunto de acontecimentos nada virtuosos são revelados.

A fotografia de Rob Hart e Shaun Mone propõem uma ambientação soturna no convento e somada à luz difusa nas locações externas da ilha, criam a atmosfera impregnada de passado e segredos de uma época perdida no período medieval e dos seus cavaleiros das cruzadas.


Trailer – Clique na imagem abaixo para assistir:


Esses fragmentos esparsos de memórias que se recuperam, parecem encontrar um portal naquele convento, na medida em que a médica amplia a sua investigação não só naquele lugar estranho e distante, mas principalmente quando o seu olhar volta-se para o passado dela e do irmão.

O elenco conta também com o veterano Danny Huston (Reencarnação – 2004) que interpreta o Padre Romero. Na trama ele é a ponte entre o sagrado e o profano, líder que se fará apresentar e conduzir a médica Grace na descoberta do que há de mais sinistro na mente humana.


Serviço:

  • Filme: O CONVENTO – Título Original: Consecration
  • Gênero: Terror – Suspense
  • Países: Reino Unido e EUA
  • Classificação: 16 anos
  • Duração: 1 hora e 30 minutos
  • Ano: 2023
  • Elenco: Jena Malone, Danny Huston, Janet Suzman, Ian Pirie, Steffan Cennydd,
    Victoria Donovan / Diretor: Christopher Smith / Roteirista: Christopher Smith, Laurie Cook / Direção de Fotografia: Rob Hart, Shaun Mone / Direção de Arte: Elizabeth El-Kadhi / Trilha Sonora: Nathan Halpern / Montagem: Arthur Davis / Produção: Laurie Cook, Casey Herbert, Xavier Marchand, Jason Newmark / Distribuidora: Imagem Filmes / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação

 

(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.

 


 d