por Aguinaldo Gabarrão (*)
Inspirado no livro “When the war was over”, (em tradução livre, Quando a guerra acabou), o novo filme do diretor cambojano Rithy Panh conta um dos momentos mais sangrentos da história do Camboja: o período da ditadura de extrema esquerda de Pol Pot (1925-1998).
Os registros históricos indicam que, no período de 1975 a 1979, mais de 1,7 milhão de pessoas – 25% da população – foram assassinadas sob a dominação do partido comunista Khmer Vermelho, controlado com mão de ferro por Pot.
Retrato histórico
O diretor Rithy Panh apresenta os acontecimentos com competência, a partir do envolvimento de três repórteres, destacados para conhecer a “realidade” da vida do povo, além de um futuro encontro com o “irmão número um”, como era chamado o sanguinário ditador.
Um dos jornalistas havia estudado com Pol Pot na França, na época da juventude, e alimentava a ideia de que aquela forma política implantada no país estava de acordo com o ideário de uma sociedade justa e igualitária, tão comum nas discussões filosóficas da academia.
Porém, por mais que os membros do “partidão” se esforcem em fazer publicidade do regime focado no bem comum, as contradições surgem a partir de perguntas desconcertantes formuladas pela equipe jornalística e dos acontecimentos que se precipitam durante a estadia deles.
Diante da realidade
A figura do ditador Pot é representada pelo Khmer Vermelho com ares de divindade, como em qualquer ditadura. Sua expressão máxima é o culto à personalidade, o que reflete a contradição com o discurso de que o interesse coletivo se sobrepõe ao individual. Tudo gira em torno do engrandecimento público do establishment.
Qualquer atitude entendida como desvio é penalizada com prisão, trabalhos forçados ou assassinatos. O filme ‘Encontro com o Ditador’ tem como maior preocupação explorar os sentimentos contraditórios dos jornalistas e sua crescente percepção da imensa distância entre o discurso ideológico – todo ele calcado em mentiras – e a realidade da sociedade.
Assista ao trailer do filme – clique na imagem abaixo:
Serviço
ENCONTRO COM O DITADOR
- Gênero: Drama
- País: Camboja
- Classificação: 14 anos
- Duração: 1 hora e 52 minutos
- Ano: 2024
Direção: Rithy Panh / Roteiro: Pierre Erwan Guillaume e Rithy Panh, baseado em When The War Was Over de Elizabeth Becker / Elenco: Irène Jacob, Grégoire Colin, Cyril Guei, Bunhok Lim, Somaline Mao / Direção de Fotografia: Aymerick Pilarski, Mesa Prum / Diretor de Arte: Mang Sareth, Sou Kimsan, Chanry Krauch / Trilha Sonora: Marc Marder / Trilha sonora co-produzida e gravada por: Mitch Lin, Shao-Ting Sun / Montagem e Edição: Rithy Panh, Matthieu Laclau / Produção: CDP e Anupheap, TAICCA, Doha Film Institute, TRT Sinema, LHBx An attitude, Obala Centar/ Apoio: le Centre National de la Cinématographie et de l’image animée, Canal +, Ciné+, le Fonds Image de la Francophonie, La Banque Postale Image 16/ Produtores: Catherine Dussart, Rithy Panh, Justine O., Roger Huang, Fatma Hassan Alremaihi, Hanaa Issa, Mehmet Zahid Sobaci, Muhammed Ziyad Varol, Mirsad Purivatra, Jovan Marjanović, Georges-Marc Benamou / Distribuição: Pandora Filmes / Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação
Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo e de projetos. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.