- Molière é o nome artístico de Jean-Baptiste Poquelin (1622-1673), um dramaturgo, ator e encenador francês.
- É considerado o criador da comédia francesa moderna e um dos mestres da comédia satírica; e
- Molière escreveu cerca de 30 peças teatrais, entre comédias e tragédias.
Até o domingo (20/04/2025), a oportunidade de vivenciar a clássica comédia de Molière, “O Doente Imaginário”, com um elenco de 24 atores em 90 minutos de cenas no palco do Teatro Nair Belo, no Shopping Frei Caneca. Sob a direção do premiado Sérgio Ferrara, a nova montagem respeita a estrutura clássica de Molière, mas a transporta para um diálogo com a contemporaneidade.
Na farsa escrita em 1673, Molière satiriza a hipocondria e o oportunismo médico ao contar a história de Argan (Camilo Guadalupe), um homem obcecado por sua suposta doença e determinado a casar sua filha (Gabriela Piacentini) com um doutor para garantir atendimento vitalício, enquanto sua esposa (Sophia Rabassi) conspira para ficar com toda sua herança. A trama explora temas atuais como a obsessão pelo bem-estar, a exploração da medicina e os jogos de poder nas relações familiares.

Uma encenação que equilibra tradição e inovação, mantendo a essência do teatro clássico, essa versão de “O Doente Imaginário” impressiona pelo apuro estético e pela fusão entre tradição e modernidade.

Nessa montagem, Ferrara conduz a obra do dramaturgo, ator e encenador francês com um equilíbrio refinado entre a fidelidade ao original e o frescor cênico. Com humor e sarcasmo, a peça expõe a ganância, a falsidade e os excessos da medicina em um retrato atemporal da sociedade.
Os figurinos e a encenação remetem à elegância das comédias francesas do século XVII, enquanto a adaptação do texto acentua o humor mordaz e a fluidez da narrativa para o público contemporâneo. Já a trilha sonora ao vivo enriquece a encenação, mesclando óperas clássicas e composições originais.

Sérgio Ferrara == Com mais de 35 anos de carreira e um currículo que inclui o prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. É um dos diretores mais respeitados do teatro brasileiro. Psicólogo, professor e diretor teatral, integrou por 15 anos o Centro de Pesquisa Teatral (CPT) de Antunes Filho e dirigiu grandes nomes como Paulo Autran, Raul Cortez, Clara Carvalho, Eliane Giardini e Maria Alice Vergueiro. Sua assinatura cênica se destaca pelo rigor técnico e pela capacidade de renovar textos clássicos sem perder a essência da história e do autor.
Serviço
- Local: Teatro Nair Bello
- Espaço: Shopping Frei Caneca [ 3º piso
- Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – SP)
- Datas: até 20 de abril (domingo)
- Horários: 5ªs. a sábados, às 20 hs; domingos, às 18 hs
- Ingressos: R$ 30 a R$ 60,00
- Vendas: clique aqui ou na bilheteria
- Classificação: Livre
Ficha técnica
Direção: Sérgio Ferrara / Reparação Vocal: Edi Montecchi / Elenco: Amy Campos, André Brienza, Camilo Guadalupe, Crystina Miller, Eline, Enzo Zanni, Fernanda Dias, Fiore Scheide, Gabriela Romão, Gabriella Piacentini, Giovanna Garcia, João Almeida, João Victor Silva, Leonardo Razzo, Lincoln Rezende, Malu Baffini, Manuella Mendez, Mariah Malaguti, Mariana Peixoto, Rafaela Viana, Sophia Rabassi, Stefanie Araruna, Tabatha Muniz, Thiago Mouazzen / Participação: Giovanne Lima / Figurino: Sabrina Sartori / Iluminação: Beto Martins / Assistente de Iluminação: Vicente Sant’Anna / Produção Executiva: Rodrigo Trevizan / Produção: Vinicius Lopez / Assistente de Direção: Arthur Ribas, David Amaral, Fernanda Barroso, Luiza Teixeira e Viviane Figueiredo / Fotografia: Neto Vilar / Comunicação: Matheus Boré e Neto Vilar / Designer Gráfico: Felipe Barros / Coordenação: Josemir Kowalick /Assistente da coordenação: Caio Bigliazzi/ Coordenação Geral: Hudson Glauber
<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa-Sophia Claro>>
Doente Imaginário Molière Doente Imaginário Molière Doente Imaginário Molière Doente Imaginário Molière