Home Cotidiano Novidade: prefeito de São Bernardo do Campo vira Secretário da Segurança Urbana...

Novidade: prefeito de São Bernardo do Campo vira Secretário da Segurança Urbana em SP

Segurança Urbana
Foto: Divulgação/Secom-PMSP
Tempo de Leitura: 3 minutos

 

O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (antes PSDB e agora sem partido), foi anunciado, na tarde desta 6ª feira (27/12/2024), como novo secretário de Segurança Urbana de São Paulo para o novo mandato do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (2025-2028).

A confirmação ocorreu após reunião, ocorrida na capital. Prestes a encerrar seu mandato, como prefeito de São Bernardo do Campo, após dois mandatos consecutivos (2017-2020 e 2021-2024), com aprovação superior a 80% junto à população, Orlando Morando aceitou o convite do prefeito de São Paulo para assumir uma das mais importantes pastas da capital.

Encaro essa missão como um novo desafio em minha trajetória de dedicação à gestão pública e à promoção de segurança para as pessoas. Carrego comigo a experiência adquirida em dois mandatos como prefeito de São Bernardo do Campo, onde tornamos a Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade uma referência estadual”, destacou.

Entre os principais planos de Segurança em São Bernardo do Campo, Orlando Morando foi responsável pela ampliação do efetivo de profissionais, transformando na segunda maior corporação do Estado, justamente atrás somente da capital.

Segurança Urbana
Orlando Morando – Foto: Divulgação/SBC

Destaca-se também amplos investimentos em equipa-mentos modernos e treina-mentos de excelência, sempre com o foco em proteger e servir.

Entre as iniciativas de maior sucesso, o programa “Noite Tranquila“, que garantiu paz às famílias combatendo a perturbação de sossego, combatendo de frente e ativamente os “pancadões” no município.

Recentemente, inaugurou medida que reforça ações integradas e une segurança e tecnologia, o moderno Centro Integrado de Monitoramento e Gerenciamento de Emergências (CIMGE). O novo espaço, localizado no 16º e 17º andar do Paço Municipal, passa a compor as forças de segurança do município. O investimento na estruturação do equipamento se deu no valor de R$ 18 milhões.

Agora, meu compromisso é aplicar essa experiência e inovação à maior cidade do Brasil, colaborando com a Prefeitura de São Paulo para promover ações que reforcem a segurança e o bem-estar da população”, concluiu.


Nota da Redação/Editorial – Opinião do DiárioZonaNorte A recente nomeação para a área de segurança urbana da cidade de São Paulo reacende a esperança por uma melhoria significativa na qualidade de vida de seus moradores.

A escolha nos remete ao trabalho exemplar realizado pelo Sr. Orlando Morando como prefeito de São Bernardo do Campo, onde ele se destacou no enfrentamento a questões complexas como os “pancadões”. Esses eventos, que comprometem o sossego da população, foram enfrentados de maneira eficaz, servindo de exemplo para toda a região metropolitana.

Em São Paulo, a perturbação do sossego causada pelos “pancadões” é uma realidade persistente há anos, especialmente em bairros da Zona Norte. Finais de semana e feriados tornaram-se sinônimos de barulho, insegurança e frustração.

Apesar das constantes reclamações registradas pelos canais oficiais, a atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) paulistana tem sido tímida, para não dizer inexistente. A Polícia Militar, ainda que dedicada, não consegue resolver sozinha esse problema crônico, que exige uma abordagem integrada e contínua.

É impossível ignorar os resultados expressivos alcançados pela Guarda Civil Municipal de Guarulhos no combate aos “pancadões” – e outras atuações pelas ruas daquela cidade.  Este jornal tem destacado essas ações exemplares, reconhecendo o compromisso com a segurança e a tranquilidade dos moradores guarulhenses.

Contudo, a mesma eficiência não é observada em São Paulo. O DiárioZonaNorte, inclusive, tem reiteradamente buscado informações através da Assessoria de Imprensa da GCM paulistana, mas a resposta tem sido o silêncio, reflexo de uma gestão que aparenta falta de transparência e de ação efetiva.

Enquanto isso, os moradores da Zona Norte convivem com a escalada de roubos, assaltos e outros crimes. Viaturas da GCM de São Paulo são vistas circulando pelas ruas, mas raramente se traduzem em autuações ou intervenções que façam diferença no dia a dia da população.

É evidente que a segurança urbana na maior cidade do país precisa de uma nova abordagem, mais próxima, eficiente e comprometida com os cidadãos.

A nomeação do novo Secretário da Segurança Urbana traz expectativas legítimas. Seu histórico como prefeito de sucesso oferece um modelo de gestão que pode — e deve — ser replicado em São Paulo.

Esperamos ver uma GCM revitalizada, presente nos bairros, atuante no comércio, protegendo monumentos e contribuindo de forma ativa para o combate ao crime, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Este jornal se compromete a  acompanhar de perto as ações dessa nova gestão e noticiar cada passo rumo a uma cidade mais segura e harmoniosa. A mudança é urgente e necessária.

Acreditamos que ela está ao alcance, desde que exista vontade política e comprometimento com o bem-estar da população. Uma boa gestão, Sr. Orlando Morando, com saudações de um povo da Zona Norte, esperançoso e confiante!


d