da Redação DiárioZonaNorte
<< Em primeira mão>> === No contrassenso da cidade — onde as ruas estão cheias de buracos, depressões, calombos, asfalto mal feito e outras imperfeições —, arma-se a chegada de mais ciclofaixas para outras regiões da cidade. Em vários bairros encontram-se ciclofaixas sem destino, que acabam em algum lugar que não liga nenhum ponto.
De repente, sem nenhuma comunicação aberta ou até mesmo no Diário Oficial da Cidade (que, segundo se comenta, recebeu uma transformação editorial para ninguém achar mais nada e não ler absolutamente nada), a Rua Duarte de Azevedo (ao lado da Escola Estadual Buenos Aires, esquina com a Praça Orlando Silva) amanheceu, no começo da semana, com uma faixa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET): ´´Obras na pista – Implantação de ciclofaixa´´.
Consultada a respeito, a CET confirmou em comunicado ao DiárioZonaNorte: ´´A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, informa que a implantação da nova ciclofaixa acontece na rua Duarte de Azevedo, entre a Av. Cruzeiro do Sul e Av. Luiz Dumont Villares, com extensão de 1.020m. Essa estrutura conecta a ciclo da Av. Luis Dumont Villares com a futura ciclofaixa da rua Maria Cândida. A previsão é que a estrutura cicloviária seja implantada em janeiro de 2024´´.
As obras nas regiões da duas ruas (Duarte de Azevedo e Maria Cândida) terão inicio nas próximas semanas. Enquanto isto, as outras ciclofaixas recebem os poucos ciclistas que usam para o trabalho, aqui na Zona Norte. Em outros pontos, onde há muitos trabalhadores, nem mesmo foram planejadas.
Os números
Mas, segundo dados da Prefeitura de São Paulo, a cidade possui 722,1 km de vias com tratamento cicloviário permanente, sendo 690 km de Ciclovias/Ciclofaixas e 32,1 km de Ciclorrotas. Para usufruir da integração modal o ciclista conta com 7.192 vagas em 72 bicicletários e 802 vagas em 29 locais com paraciclos, integrados ao sistema de transporte da cidade de São Paulo.
A infraestrutura cicloviária da cidade é formada por diferentes tipologias, e o nome dado para cada trecho inaugurado tem como critério a tipologia predominante. Desta forma, se na composição de uma infraestrutura cicloviária predomina como ciclofaixa, acrescentando o nome da via. Exemplo: Ciclofaixa Direitos Humanos. O mesmo acontece quando a tipologia predominante é a ciclovia. Exemplo: Ciclovia Freguesia do Ó.
Diferenças nas vias
A ciclovia é uma pista que se localiza separadamente da via destinada à circulação de automóveis. Isso significa que há um espaço, um desnível, um nível, um canteiro, uma grade ou qualquer outro elemento físico entre a ciclofaixa e a pista do tráfego pesado.
Vale destacar que ciclovia e ciclofaixa podem ser unidirecionais ou bidirecionais. No primeiro caso, a pista tem sentido único de circulação. Já no segundo, a pista costuma ser maior e possibilita o trânsito em ambos sentidos.
Já ciclofaixa caracteriza-se por ser uma pista localizada junto à via dos demais veículos. Geralmente, ela aparece no mesmo nível da pista de rolamento, da calçada ou do canteiro. Por não ser totalmente segregada do tráfego pesado, a implantação da ciclofaixa é menos custosa e mais fácil de ser incorporada.
Na maioria das vezes, a ciclofaixa é identificada a partir da pintura no chão. Ela costuma estender-se para os bairros, diferentemente da ciclovia, que se concentra nas avenidas e nas grandes vias de acesso.
Durante feriados e domingos, a cidade com com a ciclofaixa de lazer. Nessas ocasiões, uma faixa de avenida converte-se em ciclofaixa, criando um espaço adicional para a circulação exclusiva de ciclistas. É o que acontece na Av. Luiz Dumont Villares/General Ataliba Leonel até a Av. Braz Leme, na Zona Norte.
A multa no estacionamento
O Código de Trânsito determina que ´´ estacionar em ciclofaixas ou ciclovias é uma infração grave. A penalidade é a multa no valor de R$ 195,23 e, além disso, são gerados 5 pontos na CNH do motorista infrator´´. Em contraponto, os comerciantes reclamam que as ciclofaixas acabam atrapalhando o fluxo e movimento de clientes, que prejudicam as vendas.
Lembrando que as Avenidas Luiz Dumont Villares (Av.Nova) e a Av. Zacki Narchi possuem as ciclofaixas/ciclovias e terão em breve mais um serviço com a ´´Faixa Azul´´ destinada aos motociclistas. Com isto, as faixas de vias para outros veículos ficarão reduzidas.
<<Com apoio de informações/fonte: CET e Secom – Prefeitura de São Paulo >>