submundo
por Aguinaldo Gabarrão (*)
Unir personalidades e fatos reais com ficção é uma forma de contar histórias que podem ser muito atraentes ao grande público. A novidade nesta temporada vem da Rússia, com figuras ligadas à história do país e da cultura literária e teatral.
O diretor russo Karen Shakhnazarov, resolveu juntar o ator e diretor teatral Konstantin Stanislavsky (1863 – 1938), conhecido no ocidente por sistematizar um método para interpretação dos atores, e o jornalista e escritor Vladimir Guilyarovsky, que conhecia como poucos o submundo de Moscou, para contar uma história policial e de suspense, inspirada no livro “O Signo dos Quatro”, do escritor inglês Arthur Conan Doyle (1859 – 1930).
O famoso Stanislavsky em busca de inspiração para encenar uma nova peça, decide conhecer a vida nos círculos mais pobres da cidade e contrata Guilyarovsky. Ambos partem para Khitrovka, bairro de bandidos e acabam se envolvendo na investigação de misteriosos assassinatos.
Trama ágil
O diretor Shakhnazarov dirige uma história ágil que apresenta elementos novos a cada momento, e que se somam para manter a atenção do público e ajudá-lo a entender as motivações para as mortes que acontecem no violento bairro, a partir do assassinato de Raja, um misterioso comerciante silk indiano.
A recriação da Moscou do início do século XX, bem como seus bairros pobres em contraste com ambientes luxuosos, é outro ponto alto do filme, tal a verossimilhança buscada pela equipe de produção. E toda essa ambientação ancorada numa direção de fotografia muito competente, consegue estabelecer o clima de permanente suspense da trama.
Carisma e competência
O elenco afinado e carismático abraçou perfeitamente a proposta da direção: contar uma história detetivesca, com sobriedade e bom humor.
O desenlace da trama talvez não agrade a todos, uma vez que o desenrolar dos acontecimentos gera uma expectativa maior do que o desfecho apresentado. Mas no geral a história agrada, diverte e entretêm.
Assista o trailer – clique na imagem:
Serviço
No Submundo de Moscou
Gênero: Policial – Suspense / País: Rússia / Classificação: 14 anos / Duração: 2 horas e 9 minutos / Ano: 2023
Direção: Karen Shakhnazarov / Roteiro: Elena Podrez, Ekaterina Kochetkova, Karen Shakhnazarov / Elenco: Konstantin Kryukov, Mikhail Porechenkov, Anfisa Chernykh, Evgeny Stychkin, Aleksei Vertkov, Aleksander Oleshko, Boris Kamorzin, Ivan Kolesnikov, Stanislav Eventov, Georgy Topolaga, Yuri Mirontsev, Sergey Shkoda, Serguei Barkovsky, Vasant Balan / Direção de Fotografia: Oleg Lukichev / Direção de Arte: Serguei Fevralyov / Produção: Karen Shakhnazarov, Mosfilm e estúdio de cinema CURIER, com o apoio do canal de TV “Russia” / Distribuição: CPC-UMES Filmes / Divulgação: Trombone Comunica.
Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo e de projetos. Um eterno colaborador do DiárioZonaNorte.
submundo submundo submundo submundo