Cometa
- É gratuito. Não há reserva. É por ordem de chegada.
- O Planetário oficialmente tem o nome do Professor Aristóteles Orsini
O Planetário Ibirapuera, localizado na Zona Sul da cidade, vai realizar um evento de observação noturna gratuita do Cometa Verde, que terá uma aproximação máxima da Terra — algo em torno de 42 milhões de quilômetros de distância — nesta 5ª. feira (09/02/2023) e 6ª. feira (10/02/2023), das 19 às 21 horas, em ambas as datas.
Administrado pela Urbia, o Planetário Ibirapuera vai posicionar telescópios na Rosa dos Ventos do Parque Ibirapuera, próximo ao lago e à Escola Municipal de Astrofísica (EMA), para que os visitantes apreciem o cometa. A atividade é aberta ao público em geral, mas crianças devem estar acompanhadas por responsáveis. A observação será feita por ordem de chegada.
O cometa verde
Um visitante que a cada 50 mil anos frequenta o céu do planeta Terra teve, neste 12 de janeiro, seu ponto de maior proximidade com o Sol e, a partir do início de fevereiro, ficará visível no hemisfério sul. Trata-se do cometa C/2022 E3.
O cometa foi detectado pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF) em março de 2022, quando passava pela órbita de Júpiter. A observação foi feita por meio do telescópio Samuel-Oschin, no Observatório Palomar, na Califórnia (EUA).
Da última vez que o C/2022 E3 ficou visível, a Terra ainda era habitada pelos neandertais, conforme disse o astrônomo Filipe Monteiro, tendo por base o período orbital desse corpo celeste que, acredita-se, tem como origem a Nuvem de Oort – uma das regiões mais distantes do nosso sistema solar.
Cometas são objetos feitos principalmente de gases congelados, rocha e poeira, e se tornam nais visíveis quando se aproximam do sol, e seu gelo passa a se transformar em gás, formando uma nuvem ao seu redor.
Este será um evento singular para se conectar com a natureza, em uma oportunidade de contemplar o cometa verde, descoberto por astrônomos em 2022, e que tem período orbital de 50 mil anos.
Astrônomos do Planetário Ibirapuera ficarão a postos para tirar possíveis dúvidas dos visitantes acerca do fenômeno. Vale ressaltar que caso as condições meteorológicas estiverem desfavoráveis no dia, a observação será cancelada e informada nas rede sociais do Planetário.
Sobre o Planetário == Foi inaugurado em 1957, sendo o primeiro do Brasil. O prédio, em conjunto com a Escola de Astrofísica, é considerado um importante patrimônio histórico, científico e cultural, sendo tombado pelo Conselho Municipal de Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (CONDEPHAAT). A Instituição, denominada oficialmente Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini, é um importante polo de difusão científica no país.
Serviço:
Cometa Verde no Planetário Ibirapuera
- Local: Rosa dos Ventos do Parque Ibirapuera
- Referência: ao lado do Planetário Ibirapuera
- Datas: 5ª. feira (9) e 6ª. feira (10)
- Horário: das 19h às 21h
- Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – V. Mariana, SP
- Referência: próximo ao Portão 10.
- Observação: evento gratuito e aberto ao público, por ordem de chegada.
Urbia == Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques Urbanos busca valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. Atualmente faz a gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável.
<<Com apoio de informações/fonte: Maquina Cohn&Wolfe/ Stefane Braga e Mylena Zinti Bernardes + Complemento: EBC/Agência Brasil>>