da Redação DiárioZonaNorte
A Companhia do Metropolitano de São Paulo publicou no dia 19 de agosto de 2019, duas licitações para estudos geotécnicos para a futura linha Linha 19-Celeste. O novo ramal terá 15 estações e ligará a estação Anhangabaú – em São Paulo a estação Bosque Maia – em Guarulhos. A Zona Norte será contemplada com cinco estações: Vila Maria, Curuçá, Jardim Japão, Jardim Brasil e Jardim Julieta.
O investimento será da ordem de R$ 15 bilhões e ainda não há data para o início das obras e nem para a inauguração da linha.
As informações apuradas, nos estudos geotécnicos, serão fundamentais para o desenvolvimento dos projetos básico e executivo que serão licitados separadamente. As empresas interessadas em participar das duas primeiras licitações, deverão enviar suas propostas até o dia 13 de setembro de 2019.
As licitações === O primeiro edital (n° 10004821) tem como objetivo fazer um levantamento topográfico do sistema viário e alinhamento predial do trechos entre as regiões do Viaduto Julio de Mesquita Filho , no centro de São Paulo, e as proximidades do cruzamento da Rua Claudino Barbosa com a Avenida Tiradentes, em Guarulhos.
Já o segundo edital (n° 10004822), fará o mapeamento e cadastramento das redes de utilidades públicas, para subsidiar o desenvolvimento do projeto básico do trecho e definição da rota do ramal, localização de cada uma das estações e os imóveis que deverão ser desapropriados para a execução da obra.
Cerca de 530 mil passageiros serão beneficiados com o novo ramal, que terá 17,6 km de extensão e deverá realizar conexões com a linha 3 – Vermelha do Metrô no Vale do Anhangabaú, linha 1 -Azul em São Bento, linha 11-Coral da CPTM (na futura estação Pari) e com a linha 2-Verde (que ligará a Vila Prudente passando pelas futuras estações Parque Novo Mundo e Dutra).
Luta antiga
Por volta de 2004 – há 15 anos, a Associação Comercial de São Paulo – Distrital Nordeste já brigava pela vinda do Metrô para a região da Vila Maria.
Na época, os conselheiros Daniel Gomes Aguilar, Regina Mesquita, José Bueno e José Correia estiveram a frente de negociações com a presidência do metrô, que priorizou a Linha 17 Laranja (Freguesia do Ó – São Joaquim ), conhecida como linha das universidades. De acordo com a diretoria do metrô na época, a linha que passaria pela Vila Maria, entraria nos planos da empresa só em 2020.
Mesmo com o prazo fixado em 2020, Daniel Gomes Aguilar era imbatível. Em todos os eventos oficiais em que participava, lá estava ele distribuindo para as autoridades um documento com a demanda do Metrô para a região. No aniversário de 99 anos da Vila Maria, Aguilar foi homenageado pelo seu empenho em trazer o Metrô para a região.
O futuro do Metrô
Durante uma apresentação realizada em 11 de dezembro de 2018, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, representantes da empresa mostraram o Plano Plurianual (PPA) do Metrô de São Paulo para o período de 2019 e 2026 – veja a íntegra aqui.
PPA é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, que norteiam as prioridades dos projetos da empresa. Nos slides é possível ver “teoricamente” quais as prioridades no que diz respeito as próximas linhas em expansão na malha metroferroviária.
E por quê “teoricamente”? Porque a diretriz final sobre qual extensão será construída parte sempre do poder executivo ( governadores e secretários de estado).
De acordo com a apresentação, o Metrô projeta para um futuro não muito distante, transportar cerca de 6 milhões de passageiros por dia, distribuídos em uma rede de 164 km de extensão com 10 linhas ( 1, 2, 3, 4, 5, 6, 15, 17, 18, 19) e 135 estações.
E falando em futuro distante, no documento existe a menção da Linha 23 – Arco Norte que, em tese, sairia da Linha Azul (Santana) e atenderia entre outros o Mandaqui, Casa Verde e o bairro do Limão e teria como destino final a Lapa.