- Energia Legal: iniciativa visa fiscalizar e combater o furto de energia, conscientizando a população sobre os riscos e prejuízos desta prática.
- A Enel também intensificará as podas na região; e
- E, além de prestação de serviços, fará troca de lâmpadas.
A Enel Distribuição São Paulo realizará, nesta semana — de 3a. a 6a.feirfa (20 a 23/08/2024), das de 20 a 23 de agosto (3ª. a 6ª. feira), das 9h30 às 16 horas, mais uma edição da Operação Energia Legal, desta vez no Centro de Integração e Cidadania (CIC) do Jaçanã, na Zona Norte de São Paulo.
Além de levar serviços e benefícios aos consumidores, a iniciativa visa fiscalizar e combater as fraudes e os furtos de energia, conscientizando a população sobre os riscos e prejuízos desta prática. A operação é feita em parceria com a Polícia Civil, que atua na identificação de irregularidades na medição de energia em estabelecimentos comerciais e residenciais da região.
Durante a ação, equipes irão realizar podas preventivas de galhos de árvores na região, com o objetivo de ampliar e dar maior segurança no fornecimento de energia e da rede elétrica da companhia.
Além disso, uma Unidade Móvel de Atendimento da empresa estará à disposição dos clientes, oferecendo serviços como emissão de 2ª via da conta de energia, alteração de titularidade e cadastro, além de informações e tira-dúvidas.
É possível que os clientes solicitem também o cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Para isso, é importante destacar que o cadastro da família deve estar correto e atualizado no CadÚnico do governo federal www.cadunico.cidadania.gov.br.
Os interessados devem levar seu Número de Identificação Social (NIS) ou Número do Benefício do INSS, além da conta de energia, para auxiliar na realização do cadastro. A companhia destaca ainda que não é necessário que o solicitante seja o titular da conta para ter direito à Tarifa Social.
Ações de sustentabilidade
O evento envolve o projeto Enel Compartilha Eficiência, que nesta edição permitirá aos clientes a troca de até oito lâmpadas antigas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares – por outras novas e mais econômicas, de LED. Para participar, basta ser o titular da unidade consumidora, levar um documento com foto, uma conta de luz e as lâmpadas a serem trocadas.
Furto de energia é crime
Além de ser crime com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica.
Indivíduos que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, também estão colocando em risco a própria vida e a da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais. O site da Enel tem uma área exclusiva para denúncia de fraude: clique aqui .
Serviço
Operação Energia Legal
- Local: CIC Jaçanã (Centro de Integração e Cidadania)
- Endereço:R Ari da Rocha Miranda, 36 – Jova Rural – Jaçanã
- Data: 20 a 23 de agosto de 2024 (3a. a 6a. feira)
- Horário: das 9h30 às 16 horas
<<Com apoio de informações/fonte: Approach Comunicação / Vinicius Abbate >>