- O “Choro” ou “Chorinho” é um gênero da música popular brasileira desenvolvido no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX; e
- O nome “Choro” veio do caráter plangente e choroso da música que conjuntos da época tocavam em rodas.
Celebrando o registro do ´´Choro´´ como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil – que aconteceu no último dia 29 de fevereiro — , o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), apresentou oficialmente o documentário ´´Choro´´, no modo on-line via Youtube, na noite desta 2ª feira (22/04/2024).
A produção é um longa-metragem, com duração de 1 hora e 22 minutos, em comemoração ao Dia Nacional do Choro, nesta 3ª.feira (23/04). O processo foi realizado inteiramente on-line, em razão da pandemia e não colocar em risco a saúde dos envolvidos, e reúne 48 depoimentos de professores, historiadores, musicistas, choronas e chorões de todo o país, intercalados com muita música em referência ao conteúdo.
Toda a trajetória da música tipicamente brasileira, a interação entre os músicos numa roda de ´´Choro´´, o aprendizado, a alegria e o desafio que a expressão exige são temas abordados no filme. Ao mesmo tempo que se fala do ´´Choro´´, conta-se a história do país.
O documentário foi produzido como parte integrante do processo de registro do gênero musical como Patrimônio Cultural do Brasil. A instrução do processo de registro teve a participação direta da Associação Cultural dos Amigos do Museu de Folclore Edison.
O professor José de Almeida Amaral Júnior, que é estudioso e pesquisador do gênero musical e autor do livro ´´Chorando na Garoa – Memórias Musicais de São Paulo´´(530 páginas), é um dos depoimentos no documentário — leia o artigo no DiárioZonaNorte — O Choro é finalmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil – clique aqui.
Nos depoimentos, as participações dos seguintes nomes ligados ao ´´Choro´´, em ordem alfabética: Bozó 7 Cordas – PE, Cacau do Pandeiro – BA, Celsinho Silva – RJ, Henrique Annes – PE, Henrique Cazes – RJ, Hércules Gomes – ES/SP, Ignez Perdigão – MA/RJ, Izaías Bueno – SP, Luiz Machado – RS, Marcio de Souza – RS, Maria Teresa Madeira – RJ, Nailor Proveta – SP, Oscar Bolão – RJ, Reco do Bandolim – BA/DF, Ricarte Almeida – MA e Roberta Valente – SP.
Lembrando que abril é o mês do ´´Choro´´. O lançamento do documentário foi escolhido em homenagem ao dia de nascimento de Pixinguinha (1897-1973), um dos principais artistas da música popular brasileira, especificamente o ´´Choro´´.
Assista o documentário na íntegra. Clique abaixo:
Um debate especial
Em seguida à exibição do documentário, aconteceu um debate online com a participações do diretor do filme, Pedro Aspahan, e dos pesquisadores Pedro Aragão, Rafael Velloso e Lúcia Campos — que atuaram no processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil –, dando destaque sobre a produção do filme e do dossiê técnico. Elisabeth Costa, responsável pela supervisão técnica do processo de registro — então chefe da Divisão de Pesquisa do CNFCP –, foi a mediadora do encontro.
Aqui a integra do debate especial – clique abaixo:
Saiba mais:
- Íntegra do ´´Dossiê do Choro´´( IPHAN/Ministério da Cultura – fevereiro de 2023), com 204 páginas — clique aqui
- Assista o depoimento do autor Prof. Amaral no post da Rádio Nacional/EBC-Agência Brasil — clique aqui
- Matéria ´SESC do centro faz homenagem ao choro apresentando o projeto especial “Choraço” – com apresentações musicais de 23/04 a 05/05/2024- clique aqui
<<Com apoio de informações/fonte: Divulgação – Iphan >>