Home Cotidiano Nas Vilas, os animais sem “conta bancária” também tem direito a vida...

Nas Vilas, os animais sem “conta bancária” também tem direito a vida e saúde digna

Tempo de Leitura: 3 minutos

bancária

por Beto Freire (*) — Artigo n. 04 – < Cidadania >

Quem é morador do nosso pedaço, e possuí um bichinho de estimação, sabe o quanto é difícil encontrar espaços pets em áreas públicas, e quando o assunto é saúde do animal a coisa ganha contornos dramáticos.

Não possuímos nenhum hospital público veterinário em nossa região, o mais próximo é na Avenida Salim Maluf, e para ter atendimento os tutores tem que madrugar na fila a espera de senha e talvez consulta e exames.

Antes, havia outro hospital público na Av. General Ataliba Leonel, ao lado do Metrô Parada Inglesa, mas foi transferido para bem longe: Casa Verde. Mas também nos mesmos moldes de muita espera para ser atendido, em filas nas madrugadas.

Mesmo nossos distritos “Maria/Guilherme/Medeiros” estando entre os maiores em arrecadação de impostos municipais e estaduais, o investimento público é raríssimo, a devolutiva dos impostos arrecadados para os pets na realidade nunca aconteceu de fato.

bancária

Mesmo as clínicas particulares funcionando todos os dias e noites são raríssimas no miolo das Vilas, e quando existem tem preços astronômicos para exames, internações ou pronto atendimento pós acidentes.

A nossa região tem necessidade e merece um hospital público veterinário, também precisa exigir políticas públicas locais no tocante aos pets, a internet muitas vezes mostra políticos e celebridades preocupados e atuantes na causa animal.

Enquanto na vida real e nua, são os heróis anônimos conhecidos como Tutores Voluntários que,  longe das câmeras, fazem um grande esforço para ajudar os bichinhos com alimentação, guarida e tratamento médico.

Esses tutores voluntários, sociais e anônimos desenvolvem um trabalho hercúleo, mas sozinhos não são capazes de dar aos animais tratamento médico adequados para milhares de animais.

É responsabilidade do poder público cuidar e fazer investimentos na saúde dos animais. E, ao mesmo tempo, é dever da sociedade acompanhar dentro das possibilidades os projetos e políticas voltadas em defesa dos animais, inclusive no ativismo político no tocante a um hospital público veterinário para nossos bairros e vilas.

bancária


(*) Beto FreireAntonio Roberto Freire é o nome oficial, com batismo de família genuinamente portuguesa, nascido e criado na Zona Norte, nas bandas da Vila Guilherme e Vila Maria. Cronista das Vilas, é torcedor apaixonado pela Portuguesa de Desportos, casado com Flávia e pai de três filhos – Maria, César e Norberto que também torcem pela Lusa. Beto Freire é um apaixonado pela Zona Norte, sendo colaborador há muitos anos do DiárioZonaNorte. Com olhar de ativista social, preocupado com a melhor qualidade de vida de todos os moradores, já teve participações em muitas audiências públicas e na diretoria e reuniões do Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG de Vila Maria, além da presidência da Associação dos Frequentadores do Parque Vila Guilherme-Trote (PVGT).


 

Comentários e sugestões: [email protected]


Nota da Redação: O artigo acima é totalmente da responsabilidade do autor, com suas críticas e opiniões, que podem não ser da concordância do jornal e de seus diretores.

bancária bancária bancária bancária bancária bancária

d