da Redação DiárioZonaNorte
Joabe vem de um nome bíblico, de origem hebraica que incorpora o nome de Deus. O significado “Deus é seu pai”. Bem longe da história em milênios, da cidade capixaba de Cachoeiro de Itapemirim — a mesma de Roberto Carlos – surgiu Joabe Reis, que no caminho de Deus se tornou um exímio músico e famoso trombonista.
A cidade natal – que fica a cerca de 135 quilômetros da capital Vitória – deu a Joabe a oportunidade de chegar próximo ao talento musical. E passado um tempo, lá foi ele para a Capital e depois chegou a São Paulo.
E com o seu trombone viajou ao mundo, adquirindo mais experiências ao lado de grandes músicos. E hoje é classificado como um nome de grande importância da música instrumental brasileira, no momento.
Joabe atuando como seu instrumento, arranjador e produtor da Anitta, Ivan Lins, Hermeto Pascoal, Toninho Horta e até da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Ele tem o jazz nas veias e com influências do hip-hop, funk, pop e neo soul.
E nas suas apresentações montou a Banda Circulação 028 com músicos de nível: Sidmar Vieira (trompete), Josué Lopez (saxofone), Felipe Pizzutiello (contrabaixo elétrico), Daniel Pinheiro (bateria) e Agenor de Lorenzi (teclados).
Com essa bagagem musical, a verdadeira Zona Norte da cidade de São Paulo tem o privilégio de receber Joabe Reis com sua banda, no show gratuito e imperdível que acontece no Teatro Municipal Alfredo Mesquita, na próxima 5ª. feira (20/07/2023), às 21 horas.
Um pouco mais de suas andanças
Joabe lançou seu primeiro álbum em 2020 aclamado pela crítica, com participação de Toninho Horta, Nelson Ayres e do trombonista nova-iorquino Elliot Mason, integrante da Lincoln Center at Orchestra, liderada pelo trompetista Wynton Marsalis.
O trombonista tem se destacado no cenário do jazz nacional e nos últimos meses se apresentou no SESC Instrumental Brasil, Bourbon Jazz Festival Paraty, Festival do Choro ao Jazz de Santos, SESC Mogi das Cruzes, Valadares Jazz Fest e Itaú Cultural, Festival Marien Calixte.
No primeiro semestre de 2022, Joabe lançou Homem Pássaro com Paula Lima, estreou o show com participação de Ellen Oléria no Blue Note, além de se apresentar com Síntese no Studio SP e SESC Catanduva, projeto fruto do single I Just Wanna Breathe, com mistura de jazz e hip-hop, lançado em 21.
Ele foi convidado pela cantora Macy Gray para acompanhá-la na turnê pelo Brasil com quatro shows esgotados no Blue Note SP e Rock in Rio. Se consolidando como artista que transita entre o jazz e o pop, no mesmo mês foi convidado por Toninho Horta para um show em homenagem a Raul e Souza e por Baco Exu do Blues para participação da Audio Club, em São Paulo.
Joabe já tocou e/ou gravou com Bob Mintzer, Roberto Menescal, Ivan Lins, Rosa Passos, nos anos 2014 e 2015 atuou como trombonista substituto da Jazz Sinfônica – entre outros.
O músico lançou no último dia 28 de fevereiro, o Partido Alto feat Bob Mintzer e Gabriel Grossi, composição de Alex Malheiros, Flora Purim e José Roberto Bertrami. O single levou Joabea capa da playlist editorial do Spotify Fresh Finds Jazz e saiu com exclusividade no blog do Mauro Ferreira.
O show na Zona Norte apresenta 028 (o número é o código telefônico DDD em homenagem ao Espírito Santo), seu novo álbum autoral que contou com parcerias do lendário Bob Mintzer e Gabriel Grossi, além das mais conhecidas de Crew in Church (2020) e os singles Homem Pássaro, em parceria com Paula Lima e I Just Wanna Breathe, em parceria com Síntese. No repertório também foi incluída uma das músicas de maior sucesso do artista,: “Primeira Dose” .
Serviço
Show de Joabe Reis e Banda Circulação 028
- Local: Teatro Alfredo Mesquita
- Endereço:Av. Santos Dumont, 177 – Santana
- Referência: ao lado do Campo de Marte
- Transporte: Metrô Linha Azul – Estação Carandiru
- Estacionamento: no local – gratuito
- Apresentação única: 20/07/2023 – 5ª.feira
- Horário: 21 horas
- Ingresso: gratuito – retirado uma hora antes
=== O show foi aprovado pelo edital 2º Fomento Múltiplas Linguagens do Município de São Paulo.