Home Destaque Na Vila Guilherme, uma marca artesanal produz clássicos da charcutaria italiana

Na Vila Guilherme, uma marca artesanal produz clássicos da charcutaria italiana

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

da Redação DiárioZonaNorte
  • Dalla Fran produz embutidos artesanais e de alta qualidade
  • com DNA italiano, os produtos atraem uma legião de fãs

Um pequeno prédio comercial na Rua da Coroa – na Vila Guilherme,  chama a atenção não por sua pintura em vermelho escarlate, mas por abrigar a Dalla Fran – uma charcutaria de longa duração artesanal. A loja atrai uma legião de fãs de embutidos, principalmente aos sábados, quando promove um tour gratuito com  degustação.

Charcutaria é uma palavra que “pegamos emprestado” do francês charcuterie (chair é carne e cuit é cozido), e define uma prática ancestral de conservação de carnes suínas e que hoje se aplica a outras carnes, por meio de técnicas de salga e cura.

Charcutaria
Remo Dalla Júnior – CEO e mestre charcutier

De acordo com Remo Dalla Júnior – CEO e mestre charcutier da empresa, o sucesso de seus produtos se deve aos “detalhes”, que vão da escolha dos insumos ao resgate das técnicas  italianas precisas – totalmente artesanais -, e o respeito ao “tempo” necessário para que cada um dos produtos atinja seu potencial máximo de sabor.

Charcutaria
Salames elaborados pela Dalla Fran, em degustação na loja
Muito tempo e sem química

Como no refrão da canção Oração ao Tempo, de Caetano Veloso, este é o ingrediente importante para um bom embutido e que as indústrias não tem. Para dar conta da produção em alta escala, elas utilizam produtos químicos para simular a defumação e cura dos produtos.

Charcutaria
Produtos artesanais, em processo de maturação na Câmara Frigorífica que simula a atmosfera européia

Quando você opta por consumir produtos oriundos da charcutaria artesanal, você está consumindo produtos naturais, zero química,  que se beneficiam justamente do tempo de cura e maturação.

charcutaria
No destaque, o Ptina (salame em formato oval, curado com uma crosta de fubá por cerca de 45 dias)
Os produtos 

Na Dalla Fran são processados mensalmente algo em torno de uma tonelada de carne suína que resultam em produtos absurdamente saborosos e de uma textura incrível. Os produtos passam por um processo de maturação em uma câmara que mantem a umidade e temperatura do clima europeu.

charcutaria
Produtos artesanais, em processo de maturação na Câmara Frigorífica que simula a atmosfera européia

Ali são desenvolvidos produtos como o bacon (cura de 14 dias e defumação de 8 horas), Salames nas versões Italiano, Hamburguês, Defumado, Premium e Premium na Cera (temperados com vinho tinto seco, especiarias diferentes – conforme o estilo – e maturado), Picanha Suína Defumada (a carne passa por um processo de cura, maturação para só depois ser defumada), linguiças de sabores variados,  Copa (curada e defumada), carnes defumadas para feijoada, entre outros.

charcutaria
Nduja (salame cremoso ligeiramente picante, elaborado com carne de porco, gorduras selecionadas, temperos e pimenta)
As especialidades
Entre as especialidades, o incrível Filé Mignon Defumado – de textura única e sabor suave, passa por um processo especial de defumação, que garante sua umidade e maciez. O Ptina (salame em formato oval, curado com uma crosta de fubá por cerca de 45 dias), o Nduja (salame cremoso ligeiramente picante, elaborado com carne de porco, gorduras selecionadas, temperos e pimenta) e o presunto Speck (entre 3 meses e 2 anos de maturação).
charcutaria
No destaque, o presunto Speck (entre 3 meses e 2 anos de maturação).
A empresa também desenvolveu uma linha completa produtos para uso na air fryer, e temperos, farofas e produtos para charcutaria. Periodicamente, na área de produção da Dalla Fran, acontecem cursos de charcutaria em parceria com profissionais da área.
charcutaria
linha de temperos
Serviço:

Dalla Fran Charcutaria

  • Rua da Coroa, 1497 – Vila Guilherme – Zona Norte de São Paulo
  • Telefone: (11) 91301-7419
  • Instagram: @dallafran