![](https://www.diariozonanorte.com.br/wp-content/uploads/2025/02/ney02-300x199.jpg)
” Pensem nas crianças, mudas telepáticas. Pensem nas meninas, cegas inexatas. Pensem nas mulheres, rotas alteradas. Pensem nas feridas, como rosas cálidas.” Quem não conhece o artista Ney Matogrosso, que surgiu com os Secos&Molhados e tornou-se um dos maiores intérpretes da música brasileira.
O Museu da Imagem e do Som (MIS) abre ao público, a partir de 21 de fevereiro (6ª feira), uma exposição inédita que homenageia o artista e revisita seus 50 anos de carreira, percorrendo a história, desde sua estreia no grupo “Secos & Molhados” até seu mais recente álbum, “Nu com minha música“.
A exposição percorre a trajetória do artista através de seus figurinos, documentos, fotografias e registros audiovisuais. O visitante poderá explorar a ousadia e a inovação do cantor, que sempre desafiou padrões e quebrou barreiras na música e nos espetáculos.
![](https://www.diariozonanorte.com.br/wp-content/uploads/2025/02/ney04-198x300.jpg)
A exposição apresenta ainda elementos cenográficos do filme “Homem com H”, previsto para maio, com Jesuíta Barbosa no papel do cantor. Além disso, figurinos icônicos, preservados pelo SENAC São Paulo, estarão em exibição pela primeira vez em sua totalidade, revelando a evolução estética de Ney Matogrosso desde os anos 1970.
A exposição reafirma a importância do cantor como um símbolo de transgressão e sensibilidade na cultura brasileira. O legado do artista, que continua encantando e provocando reflexões, ganha um espaço digno de sua grandeza.
A curadoria é do diretor-geral do MIS, André Sturm, com projeto expográfico dos arquitetos Juan Cabello Arribas e Viviane Sá. Os textos foram elaborados pelo jornalista Julio Maria, autor da biografia “Ney Matogrosso”. O evento tem parceria com o SENAC e apoio da Paris Filmes.
Serviço
Exposição “Ney Matogrosso”
- Local: Museu da Imagem e do Som – MIS
- Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, SP
- Data: a partir de 21 de fevereiro (6a.feira)
- Horários: 3a. a 6a. feira – 10h às 19
- Classificação indicativa: livre
- Final de semana: sábados-10 às 20 hs / domingos e feriados – 10h às 18h
- Ingresso: R$ 30 (inteira) R$ 15 (meia);
- Classificação indicativa: livre
Atenção: 3as. feiras gratuitas; e terceira quarta-feira do mês: ingresso gratuito, retira apenas na bilheteria física do MIS no momento da visita (parceria B3)
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do PROAC.
O MIS tem patrocínio da B3, Vivo, Valid, Kapitalo Investimentos, Goldman Sachs, Sabesp e TozziniFreire Advogados e apoio das empresas Unisys, Unipar, Colégio Albert Sabin, PWC, TCL SEMP, Telium e Kaspersky.
<< Com apoio de informações/fonte: Imprensa MIS / Clarissa Janini >>