bivalente
- Cerca de 97 milhões de brasileiros podem ser vacinados
- A cidade de São Paulo recebeu 161 mil doses do imunizante
- Novo público poderá se vacinar a partir desta 4a.feira (26/04) em São Paulo
O Ministério da Saúde anunciou nesta 2a.feira (24/04/2023) a ampliação da campanha de vacinação contra covid-19 com a dose de reforço bivalente para toda população acima de 18 anos de idade. Cerca de 97 milhões de brasileiros poderão ser vacinados.
Pode tomar a dose bivalente quem recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço. A dose mais recente deve ter sido tomada há quatro meses. Quem está com dose em atraso, pode procurar também as unidades de saúde.
O Ministério ressalta que as vacinas têm segurança comprovada, são eficazes e evitam complicações decorrentes da Covid-19. A ampliação, segundo a pasta, tem “o objetivo de reforçar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal em todo país“.
A campanha de imunização com a vacina bivalente foi iniciada em fevereiro, voltada para idosos de 60 anos ou mais, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos, gestantes e puérperas, profissionais de saúde, pessoas com deficiência permanente, presos e adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários de penitenciárias.
Até o dia 20 deste mês, mais de 10 milhões de pessoas já tinham tomado o reforço bivalente, sendo 8,1 milhões idosos, conforme dados divulgados pelo ministério.
Vacinação em São Paulo contra Covid-19 será com Pfizer bivalente
A Secretaria Municipal da Saúde – SP, amplia, a partir desta 4a.feira (26/04/2023), a vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer bivalente para a população acima de 50 anos de idade. A capital recebeu 161 mil doses do imunizante, nesta 3a.feira (25/04/2023).
A vacina contra a Covid-19 Pfizer bivalente está disponível, atualmente, para todos os idosos acima de 60 anos de idade, além de pessoas maiores de 12 anos com imunossupressão ou com comorbidades, indígenas, gestantes e puérperas, residentes em Instituições de Longa Permanência e funcionários desses equipamentos da cidade de São Paulo, profissionais da saúde, pessoas com deficiência física permanente, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além da população em situação de rua.
Estão recebendo esse imunizante também as pessoas dos grupos prioritários que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida. Até o momento, foram aplicadas 1.095.922 doses da Pfizer bivalente na capital.
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas de 2a, a 6a. feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados nas AMAs/UBSs Integradas, também das 7 às 19 horas.
Os munícipes podem procurar a UBS mais próxima de sua residência pela plataforma Busca Saúde — clique: http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/.
Mais informações sobre a vacinação estão disponíveis na página Vacina Sampa: clique: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/index.php?p=307599.
<<Com apoio de informações/fonte: EBC/Agência Brasil e Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde – SP>>