amores
<< Crítica/Cinema>> === por Aguinaldo Gabarrão (*)
Quem viveu os anos 70 conheceu ícones da música brega como Waldick Soriano, Altemar Dutra e Odair José – este último vivo e ainda na estrada – é o autor do clássico “Uma vida Só” com seu famoso refrão “Pare de tomar a pílula”.
Esse universo ultra romântico que avançou pelas décadas e ainda hoje influencia outros gêneros musicais, permeia o filme “Meu álbum de Amores”, ao contar a história de um jovem dentista que sofre com a separação de sua noiva, e descobre ser filho do famoso cantor brega Odilon Ricardo e de possuir um meio irmão.
A história dividida em quadros, é alinhavada por números musicais e coreografias que exploram muito a estética desse período, mas o diretor Rafael Gomes não se prendeu a uma reconstituição rigorosa de época. A cenografia e a iluminação dos clips resvalam fortemente para a linguagem teatral, como se o diretor buscasse um distanciamento crítico do público, dizendo: “isso é pura ilusão!”.
Dor de cotovelo de pai e filho
O roteiro faz um paralelo da vida de Júlio, o jovem dentista que sofre a ausência de sua amada e seu pai cantor, um amante irrefreável. E no jogo de flashbacks e números musicais do pai, os pontos de contato de ambas as vidas se tocam. Júlio conhece outras mulheres, vive novas experiências e vai largando caretices do seu comportamento de bom moço.
Clique na imagem abaixo e assista ao trailer:
Gabriel Leone, interpreta pai e filho, e em ambos os papéis se destaca. Felipe Frazão, que faz o meio irmão de Júlio, caminha no mesmo registro de Leone. As participações pontuais de Clarisse Abujamra, Regina Braga e Laila Garin são marcantes pois ajudam o público a entender um pouco da personalidade do cantor Odilon Ricardo.
A atriz Maria Luisa Mendonça, que faz a mãe de Júlio, protagoniza bons momentos de humor com suas sessões de psicoterapia.
O filme ” Meu álbum de Amores “ é uma coleção proposital de clichês, costurados na trama também para divertir e, quem sabe, até resgatar a importância de cantores ultra românticos, despudorados em sua maneira de expressar o amor e a dor de cotovelo.
Serviço:
” Meu Álbum de Amores “
- Gênero: Comédia Romântica
- País: Brasil
- Classificação: 14 anos
- Duração: 1 hora e 30 minutos
- Ano: 2021
- Estreia: 18/08/2022
Ficha técnica
- Elenco: Gabriel Leone, Felipe Frazão, Carla Salle, Olivia Torres, Maria Luisa Mendonça, Clarice Abujamra, Regina Braga, Laila Garin, Bella Camero, Lorena Comparato, Mayara Constantino, Rafael de Bona, Ícaro Silva.
- Direção: Rafael Gomes
- Roteiro: Luna Grimberg, Rafael Gomes e Vinicius Calderoni
- Preparação de elenco e coreografias: Fabricio Licursi
- Músicas Originais: Odair José e Arnaldo Antunes.
- Direção de Fotografia: Jacob Solitrenick
- Direção de arte: Glauce Queiroz
- Figurino: Yuri Kobayashi
- Maquiagem: Gabriela Guimarães
- Produção: Biônica Filmes
- Produtores: Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho
- Produção Executiva: Bianca Villar
- Distribuição: Pandora Filmes
- Divulgação: Sinny Assessoria e Comunicação
—–
(*) Aguinaldo Gabarrão – ator e consultor de treinamento corporativo. Um eterno colaborador do Diário Zona Norte.
—-
Álbum/Portifólio – Clique na imagem para expandí-la: