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Metrô de São Paulo completa 50 anos com muita história e números impressionantes

Inicio das operações em 1974 - Foto:Acervo/Metrô SP
Tempo de Leitura: 4 minutos

 

  • Primeiro metrô do Brasil completa 50 anos com mais de 30 bilhões de pessoas transportadas;
  • A inauguração aconteceu em 14 de setembro de 1974; e
  • Mais de 600 milhões de quilômetros percorridos e 3 milhões de itens no  Perdidos & Achados são números impressionantes.

O primeiro metrô do Brasil completa 50 anos neste sábado (14/09/2024). No dia 14 de setembro de 1974, o trem do Metrô de São Paulo fazia a primeira viagem no trecho de 7 km da então Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul, percorrendo sete estações entre Jabaquara e Vila Mariana. Desde então, 33,6 bilhões de passageiros utilizaram toda a rede do Metrô.

Essas dezenas de bilhões de pessoas transportadas equivalem a 165 vezes a população do Brasil, 23 vezes a da China, ou ainda quatro vezes a população de todo o planeta, mostrando os gigantescos números que construíram a reputação do meio de transporte preferido dos paulistanos.

Metrô 50 anos
Inauguração em 1974, com o governador Laudo Natel (centro), prefeito Miguel Colassuono (esq.) e o próximo governador Paulo Egydio Martins (atrás). – Foto: Acervo Metrô SP

Nesse levantamento, foi considerada a movimentação nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, todas administradas pelo Metrô, além da Linha 5-Lilás, entre 2002 e agosto de 2018, período em que era operada pela companhia.

Para transportar essa quantidade de pessoas, ao longo de meio século os trens do Metrô percorreram 606,4 milhões de quilômetros. Para se ter uma ideia da magnitude desse número, ele corresponde a 1.578 vezes a distância da Terra à Lua e 7,7 vezes o trajeto aproximado entre a Terra e Marte.

Metrô 50 anos
Muita gente e festa na inauguração. Foto: Acervo-Metrô SP

Em termos diários, os trens percorrem 52,3 mil quilômetros em média, distância que poderia cobrir o trajeto entre São Paulo e Tóquio, ida e volta.

A movimentação diária no Metrô também é impressionante. Aproximadamente três milhões de passageiros são transportados diariamente, o que corresponde a quase três vezes a população de Campinas.

Metrô 50 anos
Local da inauguração em 1974 – Foto: Acervo Metrô-SP

Antes da pandemia da Covid-19, esse número chegava a 4 milhões. Na Estação Sé, uma das mais movimentadas da rede, circulam cerca de 415 mil passageiros por dia, que equivale a 2,5 vezes a população de São Caetano do Sul. Antes da pandemia, cerca de 600 mil pessoas chegaram a passar diariamente pela estação do marco zero da capital.

Nos horários de pico, a operação é feita por 117 trens circulando simultaneamente nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, com 2,8 mil viagens programadas por dia. A movimentação das portas dos trens, que se abrem e fecham cerca de 3 milhões de vezes por dia, é um testemunho da operação robusta e da confiabilidade do sistema.

Muita gente na saída dos vagões na inauguração. Foto: Acervo Metrô-SP
Os perdidos e os achados

É possível imaginar quantos objetos já foram esquecidos no Metrô nesses 50 anos? É claro. A Central de Perdidos & Achados foi aberta em junho 1975 e desde então registrou 3 milhões de itens esquecidos ou perdidos, dos quais 700 mil foram devolvidos aos seus donos.

E se calculássemos os impactos positivos da operação do Metrô? Desde o início do seu “Balanço Social” – cálculo dos benefícios sociais e econômicos com a operação do Metrô – em 2003, a Companhia já proporcionou uma economia de R$ 311,8 bilhões para a Região Metropolitana de São Paulo.

Metrô 50 anos
Perdidos & Achados um acúmulo de objetos esquecidos. Foto: Divulgação-Metrô SP

A matemática leva em conta redução do congestionamento nas ruas, dos tempos de viagem, do consumo de combustível fóssil e, consequentemente, da poluição do ar e da emissão de gases de efeito estufa, além da redução de acidentes de trânsito e de custos operacionais.

Esses números refletem o papel crucial do Metrô de São Paulo na vida dos paulistanos e na dinâmica da cidade, reafirmando seu compromisso com a mobilidade urbana e o desenvolvimento sustentável.

Ao longo desses 50 anos, o Metrô continua a ser uma peça-chave na construção de uma São Paulo mais conectada e acessível, demonstrando que, mais do que um meio de transporte, é um verdadeiro motor de transformação social.

 


<<Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Imprensa – Metrô -SP – Marcelo Thomaz >>

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