Com o lema “Por um Brasil mais justo: Solidário, Democrático, Soberano e Sustentável”, o feriado de 1º de maio, no feriado da próxima 5ª feira (01/05/2025), será comemorado, mais uma vez, na Zona Norte da capital paulista.
A celebração ocorrerá na Avenida Santos Dumont — ao lado do Parque Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e Campo de Marte —, com palco montado na Praça Heróis da FEB, em Santana, e reunirá trabalhadores de todo o país. Pode ser a última comemoração no local, que será transformado em um parque de lazer e esportes. (Veja link no final)
A concentração começará às 9 horas. Das 11 às 13 horas, acontece o Ato Político, que contará com a presença de autoridades políticas, líderes sindicais e representantes religiosos.
A expectativa dos organizadores é reunir mais de um milhão de pessoas — público que, embora expressivo, fica abaixo da tradicional Marcha para Jesus, que costuma atrair mais de dois milhões de fiéis. Como acontece em todas as manifestações na região de Santana, o Metrô terá programação especial, o trânsito será todo alterado com a intervenção da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e outros esquemas especiais.
Além das manifestações políticas e sindicais, o evento contará com sorteios de dez carros zero quilômetro da marca Polo Track, da Volkswagen. Para participar, os interessados deverão preencher um dos três milhões de cupons que serão distribuídos em diversos pontos da festa.
A programação prevê ainda apresentações musicais que se estenderão até o final da noite. Artistas de vários estilos musicais foram convidados para animar o público, reforçando o caráter cultural e popular do evento.
A mobilização é organizada por seis centrais sindicais: Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central Sindical de Trabalhadores e Pública – Central do Servidor. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) participará como convidada, ampliando o alcance da manifestação.
Entre as principais bandeiras de luta deste ano estão a redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial; o combate à alta dos preços; a isenção do imposto de renda para salários de até R$ 5 mil; a redução dos juros para estimular o emprego; a igualdade salarial entre homens e mulheres, conforme previsto na Lei nº 14.611; a defesa de aposentadorias dignas; a preservação do meio ambiente; o combate ao feminicídio; e a promoção da saúde e da segurança no trabalho.
Em paralelo ao evento de São Paulo, as centrais anunciam que haverá mobilizações em diversas cidades do país, consolidando uma jornada nacional de reivindicações em defesa dos direitos dos trabalhadores.
Histórico: 1º de maio de 2024
No ano anterior, o evento na Praça Heróis da FEB também reuniu um grande público, mas teve um caráter mais voltado à reconstrução da unidade sindical após os desafios impostos pela pandemia e pelas reformas trabalhistas.
O lema de 2024 foi “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”, e cerca de 900 mil pessoas participaram das atividades. Na ocasião, além dos shows e dos sorteios de veículos, o Ato Político foi marcado por críticas à política econômica vigente e pedidos de valorização do salário mínimo e fortalecimento da negociação coletiva.
Com expectativa de público ainda maior em 2025 e um novo foco nas pautas sociais e ambientais, o evento promete reforçar o papel histórico do 1º de maio como data central para a mobilização dos trabalhadores brasileiros.
(Re)leia a reportagem do DiárioZonaNorte: “Com investimento de R$ 5,2 milhões, bairro de Santana terá parque na Praça Heróis da FEB” – clique aqui