Home Região Mais um Centro de Educação Infantil (CEI) é inaugurado na região da...

Mais um Centro de Educação Infantil (CEI) é inaugurado na região da Vila Mazzei / ZN

CEI Vila Mazzei
Foto: Divulgação/SECOM-PMSP
Tempo de Leitura: 2 minutos

.

Nesta 2ª feira (31/03/2025), foi inaugurado o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Beatriz Nascimento, localizado na Vila Mazzei – bairro da Zona Norte  da cidade de São Paulo. O novo equipamento tem capacidade para atender cerca de 200 bebês e crianças de 0 a 3 anos.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, foram investidos mais de R$ 5 milhões na unidade, que tem brinquedoteca com varanda, sanitários, solário, playground, copa, cozinha, almoxarifado, berçários, copa para bebês.

Também está equipada com dispositivos sustentáveis, como água de reuso e placas solares, para aquecimento da água utilizada nos banheiros. Para atender a todos com conforto e segurança a unidade segue as normas de acessibilidade.

Educação Infantil

Assim como as outras unidades desse tipo, o CEI oferece cinco refeições diárias nutritivas e acompanhadas por nutricionistas e segue o Currículo da Cidade da Educação Infantil, que traz diretrizes para o trabalho das Unidades Educacionais quanto às atividades no dia a dia, experiências que as crianças podem adquirir, estímulos, aprendizagens, desenvolvimento e autonomia.

A Secretaria Municipal de Educação quer garantir o atendimento de todas as famílias cadastradas. Segundo dados da Secretaria, pelo quinto ano consecutivo, a cidade de São Paulo não tem fila para creches graças às parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ampliação de vagas nas CEIs já existentes e entrega de novas unidades de Educação Infantil.

Essa é a 30° unidade educacional entregue desde 2023, sendo 24 Centros de Educação Infantil (CEIs), 4 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e 2 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), que atendem crianças de 0 a 5 anos.

Homenagem

O nome da unidade é uma homenagem à historiadora e intelectual Maria Beatriz Nascimento, que trouxe contribuições fundamentais para entender a identidade negra como instrumento de autoafirmação racial, intelectual e existencial. Ela ingressou no curso de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1968.

A homenagem foi celebrada pelo professor José Vicente, que falou sobre a importância de ter personalidades como Maria Beatriz no imaginário das crianças. “É mais do que justo que nossa educação contemple não só a contribuição dessas personalidades em todas suas dimensões, mas também na grade curricular para que essa educação anti-racista construa cidadãos iguais”, disse.

Com mais essa inauguração, a Prefeitura homenageia mais uma grande personalidade negra de relevância nacional que prestou importantes serviços em suas áreas de atuação, além de servir como inspiração aos estudantes e demais frequentadores dos equipamentos.

Sob orientação do historiador José Honório Rodrigues, a historiadora fez estágio de pesquisa no Arquivo Nacional e trabalhou como professora de história da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Entre suas obras destacam-se Por uma história do homem negro (1974); Kilombo e memória comunitária: um estudo de caso (1982) e O conceito de quilombo e a resistência cultural negra (1985).

Pelas suas importantes contribuições à pesquisa acadêmica, em outubro de 2021 foi outorgado a ela o título póstumo de Doutora Honoris Causa in Memoriam pela UFRJ. Maria Beatriz deixa um grande legado de ativismo e reflexões para o combate ao racismo.


<<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação – SECOM >>

CEI Vila Mazzei  CEI Vila Mazzei